A pianista e cantora Helena Xavier, acompanhada de Juninho Ferrer no baixo e Denilson de Paulla na bateria, apresenta neste show composições autorais e de mulheres compositoras, destacando: Dolores Duran, Joyce Moreno, Esperanza Spalding, Chiquinha Gonzaga e Joyce Moreno.
A performance musical do Helena Xavier Trio ancora-se no experimentalismo e na liberdade trilhada por improvisações que ressaltam os múltiplos sotaques da música instrumental brasileira e jazz brasileiro, explorando diversos ritmos de diversas manifestações culturais do Brasil, como o samba, baião, maracatu, boi, choro, frevo, entre outros. A pianista também fará alguns temas explorando a voz como parte da performance sempre dialogada e surpreendente da formação em trio.
Helena Xavier - Voz, Piano, Direção Musical e idealizadora do Trio
Percussão e Bateria - Denilson de Paulla
Baixo - Juninho Ferrer
Técnico de Som - Sidney Pereira
Produção e Divulgação - Kika Campos
Helena Xavier Trio completa 15 anos de existência em 2026 (com nova formação), mas na verdade a relação de amizade e de trabalhos profissionais entre os componentes é bem mais antiga. Surgiu em 2004, com o nascimento do Trio Teto de Vidro, que logo foi selecionado para uma mostra de música instrumental no Sesc São José dos Campos, com a curadoria de Carlinhos Antunes (criador da Orquestra Mundana Refugi). Após este reconhecimento, outros trabalhos com trio ganharam destaque, como a final do Mapa Cultural Paulista de 2004, realizada no Teatro Cláudio Santoro.
Praça do Teatro
Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos/SP
https://www.sesisp.org.br/eventos