'Filippe Dias Trio' é o trio de maior destaque no cenário do blues paulista, e apontado como um dos melhores trios de blues do país. A banda, que conta também com João Lopes na bateria e Enielse no contrabaixo, é conhecida por suas performances memoráveis, com apresentações que exploram ao máximo o feeling da livre expressão musical, e se tornou referência nacional, angariando seguidores por todo o país.
No projeto “Tributo a Stevie Ray Vaughan por Filippe Dias Trio”, a banda aborda a obra do guitarrista com fidelidade e competência, executando ao vivo o vasto repertório da lenda texana, com destaque para canções raras de serem vistas ao vivo por outras bandas que se aventuram a explorar seu repertório. O cuidado do trio em desenvolver as músicas de Stevie Ray Vaughan no palco é resultado de 20 anos de pesquisa do guitarrista Filippe Dias dentro da obra de Stevie Ray Vaughan, que permite trazer para o palco, de forma inédita, as nuances da obra deste que foi o maior nome do blues texano.
Filippe Dias - Guitarra/vocais
Enielse Oliveira - Contrabaixo/vocais
João Lopes - Bateria
Filippe Dias é um dos grandes guitarristas nacionais de sua geração, com seu trabalho dentro do blues sendo amplamente reconhecido em nível nacional. Em 2016, lançou seu primeiro disco, Borderliner, contando com a participação do organista austríaco Raphael Wressnig e grandes nomes blues nacional. Paralelamente, viajou pelo Brasil com a banda de rock nacional Rotação Inversa, abrindo shows de nomes como Titãs, Paralamas do Sucesso, Nando Reis e Frejat. Em 2017 e 2018, foi finalista do Prêmio Profissionais da Música nas categorias Artista de Blues e Arranjador, e vencedor em 2019 e 2023, na categoria 'Artista de Blues’. Em 2018, esteve em turnê com o comediante Patrick Maia no show Piadas Curtas, assinando a trilha sonora do show. Também lançou, ao lado da cantora Dani Vellocet, ‘Amores’, disco em que tocou, arranjou e contribuiu com uma música de sua autoria, trabalhando ao lado de Adriano Cintra (ex-CSS) e Rogério Flausino.
À frente de seu Trio, integrou a line-up de importantes festivais de blues e jazz, como o Vale Music Festival (MG), O’Malley’s Blues Festival, Tales From The Blues, Festival de Blues de Jacareí, Ilha Blues Internacional 2019, Jazz na Serra, Festival MAIS Verão 2021, entre outros. Em 2019, ao lado da cantora Dani Vellocet, integra a line-up do festival Rock in Rio, tocando no palco Supernova. Filippe Dias desenvolve em 2020 seu curso online de guitarra, Blues Insights Vol. 1, com adesão de mais de 180 alunos por todo o Brasil. Em 2021 grava violões e faz o arranjo para a canção ‘Vuelve’, da cantora e atriz global Júlia Konrad. Em junho de 2022, lança seu segundo trabalho, o álbum DIAS, gravado analogicamente no Mosh Studios, masterizado por Brian Lucey em Los Angeles, com shows de lançamento no Festival Ilha Blues 2022 e Bourbon Street Club. ‘DIAS’ foi concebido entre 2015 e 2019, período em que o artista passou boa parte de seu tempo livre em casa, compondo e concebendo os arranjos de todos os instrumentos, com o álbum sendo pautado na influência da música negra americana em diversos elementos da música brasileira, e como tema a passagem do tempo.
Em janeiro de 2023, inicia parceria com a Jack Daniel's Brasil, de caráter inédito na cena nacional, que teve como fruto a produção de DIAS no formato vinil duplo, com lançamento em julho de 2023, mês em que também integra a line-up do 11º Santos Jazz Festival. Em 2024, passa a integrar o time de guitarristas da Tagima, maior marca de guitarras da América Latina. No mesmo ano, passa pelo Festival de Inverno de Paranapiacaba, Ilha Blues 2024 e Festival Blues de Londrina.
Espaço Esplanada
Avenida Paulista 1313 - Sede
http://www.centroculturalfiesp.com.br/