O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
CHICO BUARQUE – EU TE VEJO SUMIR POR AÍ

Manuel Filho

Projeto: Bate-papo Literário SESI-SP

O objetivo desse Bate-Papo Literário será mostrar a criação de Chico Buarque celebrando seus 80 anos de vida.

A obra do artista será apresentada de maneira a se perceber que sua produção conversa com todos os públicos: desde a infância, com Os Saltimbancos, passando por questões da juventude, sociais, políticas e românticas.

São 80 anos de vida, mas o conhecimento acumulado e transmitido contempla décadas anteriores de influência e se projeta para o futuro por tempo indefinido. 

Celebrar os 80 anos de vida de Chico Buarque é entrar em contato com o que de melhor se produziu na cultura do Brasil em todos os tempos.

A produção do artista contempla obras fundamentais na música, no teatro e na literatura, por exemplo.

Além disso, a vida de Chico Buarque se confunde com fatos históricos e relevantes dos quais ele também foi um dos principais personagens, literalmente.

Para criar parte de sua obra musical, precisou inventar Julinho da Adelaide, que “assinou” suas canções de forma a driblar a censura.

Não se furtou jamais a dizer o que pensava criando grandes metáforas por meio de músicas ou personagens de teatro como a canção APESAR DE VOCÊ e Geni, de a Ópera do Malandro. 

Chico Buarque é um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.

Sua criação permeia os mais diferentes temas e suportes: teatro, música, cinema, livros.

Na palestra EU TE VEJO SUMIR POR AÍ será observada a importância de sua obra e, tamanha, sua relevância, poderemos verificar que está “diluída” no imaginário popular de tal maneira que a autoria de frases e canções parecem pertencer ao domínio público.

 

Duração:

59 min


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR