O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Afroempreendedorismo periférico

InteligênciaPontoCom

Projeto: InteligênciaPontoCom

O InteligênciaPontoCom, um projeto multilinguístico que promove Bate-papos mensais entre o público e os principais criadores da Arte, Cultura e Sociedade. Os temas tratados são de relevância na Literatura, Artes Visuais, Cinema, Filosofia, Sociologia, Esporte, Música, Teatro e Saúde. Por isso, é imprescindível que a programação proporcione pensadores e formadores de opinião especialistas. 

No mês de novembro, o tema será “Afroempreendedorismo periférico”, ou seja, o movimento empreendedor feito por pessoas negras com o objetivo de diversificar o mercado, inserindo o protagonismo negro. São negócios construídos e gerenciados por pessoas negras, nos mais diversos nichos do mercado, tendo como público-alvo toda a sociedade.

 

Os afroempreendedores não necessariamente são aqueles que comercializam produtos que tenham os valores e a cultura negra como essência, mas sim, toda pessoa negra que emplaca no universo empreendedor, independentemente do ramo escolhido.

Nesse Bate-papo de novembro, teremos Adriana Barbosa, conhecida como Adriana Feira Preta. CEO do Instituto Feira Preta, Adriana Barbosa é considerada uma das negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo, segundo o Mipad, premiação mundial, reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Formada em Gestão de Eventos, possui especialização em Gestão Cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação na USP (Universidade de São Paulo).

Adriana Barbosa tornou-se uma das principais potências afro-brasileiras ao fundar a Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina, que busca não só exaltar essa cultura, como também o empreendedorismo realizado por essa grande parcela da população.

Se tornou pioneira em apostar em um empreendimento econômico-cultural com caráter étnico, com a Feira Preta. O evento reuniu mais de 170 mil pessoas, movimentando cerca de 5,5 milhões de reais. Além disso, mais de 700 expositores divulgaram os seus produtos na feira. Como reconhecimento, recebeu a condecoração de comendadora pela Ordem de Mérito Rio Branco, do Ministério de Relações Exteriores, assim como o Troféu Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

E, para compor o bate-papo, teremos a convidada empresária e afroempreendedora brasileira, Toalá Antônia. Com experiência em Designer Gráfico, curso realizado no Centro Universitário FMU, Toalá Antônia é fundadora da Casa das Kapulanas, o primeiro e-commerce focado em tecidos e exclusividades africanas no Brasil.

Mais que um negócio, a Casa das Kapulanas é um resgate da ancestralidade de Toalá. Ao longo dos anos, ela viajou diversas vezes para Angola para visitar o avô, falecido recentemente. Foi nessas viagens que ela se apaixonou pela história das capulanas, tecidos que carregam significados individuais em seus desenhos e cores, e, assim, decidiu empreender. 


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR