O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Ivan, o Terrível

Mostra Serguei Eisenstein e o Mundo

Projeto: Cine SESI-SP

 

Mostra Serguei Eisenstein e o mundo

 

Ivan, o Terrível (Ivan Grozni)

Drama histórico. URSS. 1944. 176 min. 12 anos

Direção: Serguei Eisenstein

Versão original em russo com legenda em português

Exibição digital. Cópia restaurada

Século XVI. Ivan IV, arquiduque de Moscou, assume o poder da Rússia declarando-se czar. Planeja ataques para reconquistar territórios perdidos e derrotar os tártaros. Sem se esquecer dos inimigos internos, que não desistem de derrubá-lo, Ivan manipula todos ao seu redor. Através do olhar de Serguei Eisenstein, a história do primeiro autocrata da Rússia é também a história da sua autodestruição e da destruição do país.

 

Sobre a mostra:

“O cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o cinema”

 Apresentando pela primeira vez na América Latina a obra gráfica e visual de um dos mais revolucionários nomes do século XX, a exposição Serguei Eisenstein e o mundo não poderia se privar de oferecer ao público brasileiro um diálogo entre os desenhos de Serguei Eisenstein e a sua filmografia. A mostra de filmes O cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein, composta por 26 filmes, apresenta a obra cinematográfica de Serguei Eisenstein, assim como alguns filmes que influenciaram o artista e outros, influenciados pela estética eisensteiniana.

Um ciclo de palestras e mesas redondas com a presença de cineastas, pesquisadores, professores, tradutores e críticos musicais acompanhará a programação de filmes, evocando diversos aspectos da obra de Serguei Eisenstein: da importância do teatro no universo do artista ao diálogo construído com o compositor Serguei Prokofiev nos seus últimos filmes, dos entrecruzamentos entre Eisenstein e o Brasil às apropriações de Eisenstein por Glauber Rocha.

Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova

Curadores

 

Apoio: Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Embaixada da França no Brasil  e Consulado Geral da França em São Paulo.

 

Produção: Ars et Vita | Realização: SESI-SP

 

Veja aqui o programa da exposição, mostra de filmes e ciclo de palestras

Duração:

180 min

Categoria: Adulto
Ficha Técnica:
Gênero: Drama

CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR