A exposição da importância do gênero (contos) literário como agente transformador da sociedade se dará através da contação de histórias, ilustradas com imagens, canções e dinâmicas, sendo condutoras dos saberes contidos na palestra.
Serão aplicadas ações lúdicas que promovam a interatividade do público, cantando, desenhando, criando personagem, desenvolvendo um conto, entre outras dinâmicas, como o telefone sem fio, cujo a versão final, escrita num bilhete e guardado dentro de uma caixa, poderá ser lido, apenas no final do evento.
O conteúdo dos contos de fadas não é apenas para entretenimento de seus leitores.
Nasce como forma de transmitir visões de mundo de sua época, mas que são válidas até os dias de hoje.
Difundido através da tradição oral e depois escritas em linguagem simbólica, os contos de fadas tratam da jornada humana.
Organizando ideias e revendo valores, ajudam a construir o imaginário coletivo, influenciando comportamentos e tomadas de decisões, sendo responsável por transformações de visão de mundo por quem os lê e ouve.
Portanto, saber interpretá-los de forma profunda é também saber interpretar o mundo em que vivemos, nos levando a reflexões a respeito da nossa realidade, presentes nestes contos.