CAT de Limeira
A oficina tem como proposta, trazer a linguagem do graffiti e da arte urbana para próximo das pessoas, de forma que se torne mais fácil compreender os termos e conhecimentos específicos desse segmento para pessoas que não possuem familiaridade, mas gostariam de saber mais um pouco sobre o tema.
As atividades propostas serão divididas em 3 encontros:
No 1º encontro será realizada uma palestra introdutória ao tema do graffiti, chamada "Arte Urbana: Expressões Culturais nas Cidades Modernas". O encontro terá duração de uma hora e será aberto ao público.
No 2º encontro será realizada uma mini oficina com duração de 2 horas sobre estilos de letras de graffiti e personagens, com o objetivo de transmitir os fundamentos da linguagem da arte urbana para os participantes, e proporcionar um momento de experimentação, onde eles possam aplicar os conhecimentos passados em trabalho autoral, no papel em folha A3.
Por fim, o 3º encontro será realizado no canteiro ateliê da produção da escadaria no CAT Limeira, onde os participantes serão apresentados ao processo de produção da pintura, onde as oficineiras falarão sobre como acontece todo o processo de produção de um mural de grande escala, desde a criação do desenho até a finalização. Neste encontro os participantes poderão ter uma vivência, participando de uma das etapas de pintura da própria escadaria com a orientação das artistas. Este encontro será realizado durante 2 horas.
A oficina faz parte da Ocupação Artística Tropicalidade Urbana: Graffiti Como Resgate Cultural em Limeira, instalada no CAT de Limeira, no período de 16 de novembro de 2024 a 15 de novembro de 2026.
Carga horária: 2 horas
Quantidade de vagas: 20 pessoas
Público-alvo: A partir de 16 anos.
SOBRE AS ARTISTAS
Walléria Miguel da Cunha
Profissional formada em Comunicação Social, com habilidades em Publicidade e Propaganda, e possui formação em Design Gráfico pela EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia. Talentosa artista e grafiteira, cuja paixão pela arte urbana começou em agosto de 2020, quando foi convidada para participar da West Side Gallery. Desde então, Wall tem sido uma parte ativa da organização do Projeto Grafitar, um projeto de graffiti voltado para mulheres. Ao longo de sua carreira, Wall participou de uma série de eventos e festivais de graffiti, incluindo o Festival Jacuba, Graffiti Queens, Donas do Rolê, e muitos outros. Ela também ministrou oficinas no Sesc Bauru e Sesc Pinheiros, em parceria com o Projeto Grafitar, e participou de exposições, como o 100 Minas no Tendal da Lapa. O estilo de arte de Wall é caracterizado por lettering, throw ups e personas femininos. Sua arte visa expressar reflexões e pensamentos positivos no dia a dia das pessoas, com foco na luta e empoderamento feminino, através de uma estética lúdica e colorida.
Bruna de Freitas Moreira
Também conhecida como Bromou, é uma artista visual de São Paulo, Brasil. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Tocantins em 2018.
Principais Obras: Mural autoral “ETE Lontra” na Estação de Tratamento de Esgoto Lontra, promovido por BRK (2023); Mural autoral “Escadaria” na praça A Poderosa, com apoio da Secretaria de Cultura de Hortolândia (2022); Mural autoral “Eco Mural”, promovido por Embrapa (2020); Mural autoral “A Menina e a Coruja” (2019); Exposição internacional “Embratur Roadshow Visit Brasil”, promovida por Embrapa (2024); Mural “Sueños” em collab com a artista Walléria Cunha (2023); Exposição Coletiva “CoExistir” com o artista Paulo Azevedo, fomentado pelo edital público Arte ao Cubo (2020); Mural na Praça Cairu para o evento Janelas Casa Cor Tocantins (2020).
120 min