O documentário Opinião do Samba, realizado pela Arte e Prod de Ideais, com direção de Felipe Vianna e direção de fotografia de Osvaldo Garcia, mergulha na cena musical de Ribeirão Preto, cidade marcada pela hegemonia do sertanejo, para revelar a trajetória de resistência do Coletivo Artistico e Cultural Samba da Opinião. Formado por artistas negros, o grupo preserva e reinventa o samba de raiz como expressão cultural, política e identitária em um território historicamente adverso ao gênero.
Com 8 anos de trajetória, o Samba da Opinião é um importante representante da cena sambística em Ribeirão Preto. O grupo se dedica a difundir o samba, tanto de artistas locais quanto das suas raízes afro-brasileiras, oferecendo uma plataforma para exaltar os grandes clássicos do gênero e para a apresentação de sambas autorais criados pelo próprio coletivo. Possui como carro chefe o projeto "Samba no Relógio" que é uma iniciativa cultural cujo objetivo é democratizar o acesso à roda de samba de forma ampla e plural. O projeto acontece há 7 anos na Praça XV em Ribeirão Preto, em frente ao relógio. Essa ação além de engajar a comunidade, oferece um espaço acessível e gratuito para que todos possam vivenciar a cultura do samba.
Por meio de performances ao vivo, registros de bastidores, memórias pessoais e ações comunitárias,o filme evidencia o samba como ferramenta de luta, pertencimento e transformação social.
Após a exibição do documentário, o público é convidado a vivenciar um show interativo, no qual o Samba da Opinião apresenta músicas autorais, intercalando o repertório com relatos, reflexões e diálogos diretos com a plateia.
Foyer do Teatro do SESI Ribeirão Preto
R. João Ignachiti, 20-364 - Jardim Castelo Branco, Ribeirão Preto - SP