Que Tal o Impossível?
Música: Itamar Assumpção
Direção Artística: Dany Bittencourt
Concepção e coreografia: Jorge Garcia
Trilha Sonora: Maurício Badé
Mixagem: Bruno Buarque
Participação Especial: Anelis Assumpção e Rubi Assumpção
Curadoria Musical: Anelis Assumpção
Cenografia: Leo Ceolin
Iluminação: Rossana Boccia
Figurino: João Pimenta
A OBRA
"QUE TAL O IMPOSSÍVEL? " é o nome de uma música do cantor e compositor Itamar Assupção, que a partir de uma pesquisa musical e coreográfica, Jorge Garcia mergulhou na provocação sonora e teatral de Itamar, para desenvolver sua mais nova coreografia para a Cisne Negro Cia de Dança.
Jorge Nasceu em Recife e com 23 anos chegou em São Paulo, onde foi bailarino do Cisne Negro Cia. de Dança. Neste ano de 2025, que completa 30 anos desta chegada, desenvolveu esta coreografia, a partir da cidade de São Paulo, uma homenagem criativa para uma metrópole plural, viva, rica de diversidade e cultural.
Ao utilizar as músicas de Itamar, um artista que rompia fronteiras musicais, explorando o ritmo, a melodia e a poesia com uma autenticidade única, Garcia buscou alastrar emoções profundas e complexas por entre sua concepção coreográfica única e questionadora que vai perfeitamente de encontro com a essência da Cisne Negro Cia. de Dança, companhia paulistana com quase cinco décadas de existência e a atmosfera musical de Assumpção.
ITAMAR ASSUMPÇÃO (MÚSICA)
Itamar de Assumpção, conhecido como Itamar Assumpção foi um compositor, cantor, instrumentista, ator, arranjador e produtor musical brasileiro, que se destacou na cena independente e alternativa de São Paulo nos anos 1980 e 1990. É pai das cantoras Anelis Assumpção e Serena Assumpção.
Nascido em Tietê, autodidata na pauliceia, Itamar Assumpção é considerado um dos precursores da música independente brasileira e ícone da chamada “Vanguarda Paulista”. Ao lado de Arrigo Barnabé, Premê (Premeditando o Breque), Grupo Rumo e Pracianos, lideraram o movimento que, entre os anos de 1979 e 1985, dominou a capital paulista e ainda hoje é referência para a cultura popular brasileira. Itamar produziu uma obra valiosa: mais de 300 mu´sicas, 9 discos lançados em vida, 3 póstumos, centenas de poesias, dois livros infantis, ale´m de um legado image´tico incalcula´vel.
Em novembro de 2020, foi lançado o Museu Itamar Assumpção, o primeiro museu virtual de um artista negro brasileiro.
JORGE GARCIA (CONCEPÇÃO E COREOGRAFIA)
Iniciou seus estudos em 1991 em Recife. Em 1995 entra na Cisne Negro Cia de Dança em São Paulo e em 1997 vai para o Balé da Cidade de São Paulo onde além de atuar como bailarino também coreografa as peças: DIVINÉIA (2001), Desatino do Norte, Desatino do Sul (2003), R.G (2006), T.A.T.O. (2012) e Árvore do Esquecimento (2015). Em 2005 cria a Jorge Garcia Companhia de Dança, tendo como repertório as peças Cantinho de Nóis (2003), Histórias da 1/2 Noite (2006), Um Conto Idiota (2008), Cabeça de Orfeu, Nihil Obstat - solo Jorge Garcia (2009), Interlúdio (2009), O Mesmo Lugar de Sempre (2009), Área Reescrita (2010), 1o Suite para Violoncelo Solo de J. S. Bach e Caixa de Vidro (2012), Imprimi Potest e Rotatória - solo Jorge Garcia (2013), Imprimatur e COPYLEFT (2014), Take a Deep Breath (2016) e Plano Sequência/ Take 2 (2017) e Plano Sequência / Caixa Preta (2019) e Vermelho Como Brasa ou Me Mostra Onde Dói - Solo Jorge Garcia(2022), Estudos para Quimera Irupé Sarmiento e Jorge Garcia (2023). Desde 2003 vem desenvolvendo um trabalho de improviso, vídeo e performances nas ruas de diversas cidades no Brasil e no exterior, junto a outros artistas-criadores do grupo GRUA – Gentlemen de Rua.
SOBRE A CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA
Fundada em 1977 por Hulda Bittencourt, a Cisne Negro Cia de Dança é uma das mais renomadas companhias de dança contemporânea do Brasil. Com quase cinco décadas de história, a companhia é reconhecida pela inovação artística, técnica apurada e um repertório diversificado que abrange clássicos do balé e criações contemporâneas. A Cisne Negro tem se destacado tanto em palcos nacionais quanto internacionais, representando o Brasil em importantes festivais e turnês em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Africa do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Romênia, Tailândia e Uruguai, onde o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, construído com profissionalismo e paixão.
A companhia é conhecida por suas montagens criativas, incluindo a tradicional temporada de 'O Quebra Nozes', realizada anualmente, que se tornou um marco na cena cultural brasileira. Com uma equipe de talentosos bailarinos e sob a direção artística de Dany Bittencourt, a Cisne Negro continua a encantar e desafiar plateias ao explorar novos horizontes na dança.
A Cisne Negro Cia de Dança tem em seus valores a inclusão e está sempre atenta à acessibilidade do público, buscando garantir que sua arte seja apreciada por todos. Com um compromisso inabalável com a excelência e a promoção da arte, a companhia segue firme em sua missão de transformar e enriquecer a vida cultural através da dança.
FICHA TÉCNICA
Fundação e Direção Artística: Hulda Bittencourt (in memoriam)
Direção Artística e Direção de Ensaios: Dany Bittencourt
Assistente de Direção e Ensaios: PatríciaAlquezar
Professores Convidados: Alex Lima, Alex Soares, André Malosá, Armando Duarte, Boris Storokov, Christian Camus, Daielma Decker, Daniela Severian, Denise Siqueira, Demis Moretti, Elie Lazar, Felix Valentim, Gisele Santoro, Henrique Lima, Hugo Fanari, Jorge Garcia, Lorena Merlino, Luciana Vigneron, Márcio Rongetti, Mário Nascimento, Mônica Kodato, Paula D’Ajello, Sara Mazon, Roberto Amorim, Sérgio Marshall,SimoneFerro, Tereza Augusta,Vladimir Condereche, entre outros.
Elenco: Ana Luísa Torres, Bianca Huang, Clara Bianca, Diego Azevedo, Gabriel Félix, Gabriela Evangelista, Gustavo Ambrósio, Ingrid Costa, Isabelle Dantas, Luis Miranda, Mário Gilberto, Pedro Henrique Fernandes, Rayssa Albuquerque, Willian Gásparo.
Pianistas: Luiz Augusto Ribeiro, Maria Inês Vasconcellos, Nilza Fernandes
Confecção de Figurinos: Camarim Artigos para Dança – GiselleBittencourt
Camareira e Coordenadora Figurinos: Anarita Grigório do Nascimento
Visagismo de Maquiagem: Chloé Gaya– Jacques Janine
Fotógrafo: Reginaldo Azevedo
Design Gráfico: Paulo Humberto Ludovico de Almeida
Responsável Técnico: Eduardo Ferreira Paes Jr.
Controler:Ivana dos Santos
Assessoria de Imprensa: LuarConteúdo –Vanessa Luckaschek
Assessoria Executiva e Projetos Culturais: Maria Aparecida Fiorentin
Assessoria Administrativa/Financeira: Raquel Murano
Gestão Cultural e Assessoria Internacional: Cesar Dias
Diretoria da Associação Cultural dos Amigos do Cisne Negro Cia. de Dança: Maria Luiza Crivelaro (Presidente) e Jorge Luiz Leal (Vice Presidente)
Fisioterapia: Clínica Laura Proença
Médico: Dr. João Buarque de Hollanda