O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
21ª MICINE - Filme: 1798 Revolta dos Búzios

Antônio Olavo

Projeto: Cine SESI-SP

21ª Mostra Internacional do Cinema Negro

 

Em sua 21ª edição, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE – dá continuidade na promoção de filmes, contribuindo com a divulgação de ações no combate ao racismo e ao preconceito.

A curadoria desse ano trabalhou na temática “Cinema Negro e a contemporaneidade inclusiva” e reafirma seu papel como espaço de valorização das múltiplas narrativas negras e no respeito às diferenças. A MICINE convida o público a celebrar o cinema negro como potência criadora, crítica e inclusiva, e abre caminho para diálogos e o reconhecimento da pluralidade que compõem o nosso tempo.

O professor Celso Luiz Prudente, criador e curador da Mostra, aponta a inclusão como um dos elementos principais das relações contemporâneas e fator essencial para valorização e reconhecimento da diversidade.

 

1798 Revolta dos búzios 

Brasil, 2018, exibição digital, colorido.

12 – Não recomendado para menores de 12 anos

A Revolta dos Búzios, um dos marcos cruciais da história brasileira, desenrolou-se na Bahia em 1798, deixando um legado duradouro de resistência e luta por liberdade. Inspirados pelos ideais iluministas da Revolução Francesa, centenas de homens negros se uniram em um movimento audacioso para derrubar o governo colonial, proclamar a independência e estabelecer uma República democrática, livre da opressão da escravidão. No entanto, antes que o levante pudesse ser efetivado, foi denunciado e seguido por uma Devassa implacável que convulsionou a cena política por 15 meses. Os conspiradores enfrentaram prisões, degredos perpétuos, açoites públicos e até mesmo a pena de morte. Quatro homens negros, sendo eles, Luiz Gonzaga, Lucas Dantas, João de Deus e Manuel Faustino, foram enforcados e esquartejados na Praça da Piedade, em Salvador, em 8 de novembro de 1799. 1798 - Revolta dos Búzios, dirigido pelo cineasta baiano Antônio Olavo, traz à luz esse episódio frequentemente esquecido da história do Brasil, baseando-se nos detalhados Autos da Devassa, um testemunho vívido dos acontecimentos tumultuosos da época.

Documentário, 70 min

Direção: Antônio Olavo

Descritores de conteúdo: Violência

 

Fotos: Divulgação

Categoria: Nacional
Ficha Técnica:
Gênero: Documentário

CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR

  Espaço Alternativo
    Av. Antonio Segre, 695 - Jardim Brasil - Jundiaí/SP


19:00

  Sala de Dança - Santana de Parnaíba
    Av. Conselheiro Ramalho, 264 - Cidade São Pedro - Santana de Parnaíba/SP CEP:06535-175


19:00

  Estação SESI de Cultura
    Rua da Meca, 360 – Jardim das Cerejeiras –Atibaia/SP
https://atibaia-cultura.sesisp.org.br/


13:00

  TEATRO - SESI Itapetininga
    Avenida Padre Antônio Brunetti nº 1360 - V. Rio Branco - Itapetininga/SP


19:30

  Teatro do SESI São José dos Campos
    Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos/SP
https://www.sesisp.org.br/eventos


20:00

  Teatro SESI Piracicaba
    Av. Luiz Ralph Benatti, 600 - Vila Industrial - Piracicaba - SP


19:00

  Auditório
    Rua Valmet, 171 - Brás Cubas - Mogi das Cruzes/SP


19:30