18ª Mostra Internacional do Cinema Negro
Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o SESI-SP participa, pela primeira vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chega a sua 18ª edição em 2022. Durante o encontro, idealizado com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforce o respeito à diversidade e à inclusão, são realizadas diversas atividades que celebram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contempla longas e curtas-metragens que serão exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, paineis, mesas-redondas e homenagens.
Medida Provisória
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
14 – Não recomendado para menores de 14 anos
Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, bem como a de seu primo, o jornalista André, que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar.
Ficção, 94 min.
Direção: Lázaro Ramos
Elenco: Alfred Enoch, Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah
Como ser Racista em 10 passos
Brasil, 2018, exibição digital, colorido
18 – Não recomendado para menores de 18 anos
Como Ser Racista em 10 passos é um curta provocativo. Traz à tona e confronta o racismo estrutural velado, através de situações sensíveis, normalizadas e naturalizadas que serão facilmente identificadas pelo público. O filme mostra a realidade cotidiana de pessoas negras comumente afetadas pelo racismo enraizado, por atitudes que vão além do verbalmente dito. O racismo é real e precisa ser discutido.
Ficção, 14 min.
Direção: Isabela Ferreira