De dentro de uma cabana é narrada a história de Maria Poeirinha, uma menina que sonhava em ver o mar. O seu sonho era tão grande que, quando se deu conta, já havia sido beijada por ele.
Surpresas surgem da cabana, junto com relatos que levam o público e artistas para um mundo imagético mergulhado de ondas e palavras.
“Quem nunca viu o mar?” é uma livre adaptação de “O Beijo da Palavrinha", de Mia Couto, e apresenta uma dramaturgia autoral sobre a perda de alguém próximo e o desejo de alcançar um sonho.
A peça focada no público infantil retrata a história de uma menina muito doente e pobre que sonhava ver o mar, mas por conta de suas debilitações, a ida até a costa fica inviável. Seu irmão resolve, então, descrever o mar a ela. A partir daí, vão surgindo digressões que compõem uma grande narrativa, com a encenação rodeada por referências do oceano, que conta a história de Maria Poeirinha.
De dentro de uma cabana, ao centro do palco, saem histórias, músicas, personagens e relatos que conduzem o público para um mergulho em brincadeiras com as palavras e imagens acerca das inúmeras possibilidades e fantasias que o mar carrega e esconde. Na trajetória da protagonista, ao encontro de algo que ela desconhecia completamente, a plateia também é conduzida por uma experiência sensorial com as letras, sonoridades, imagens e sentimentos.
Encenação: Cia. Teatro de Riscos
Dramaturgia autoral: Cia. Teatro de Riscos - Livremente inspirado na obra “O beijo da palavrinha” de Mia Couto.
Autor: Marcelo Evangelisti
Concepção Musical:
Karol Nurza
Marcelo Evagelisti
Nayla Faria
Elenco:
André Doriana
César Mazari
Marcelo Evangelisti
Nayla Faria
Karol Nurza
Rafael Ravi
Figurino: César Mazari
Cenografia: André Doriana, Rafael Ravi
Desenho de Luz: Felipe Braccialli
Operação de Luz: Nathália Fernandes
Coordenação de Produção: Oriri Agência Cultural
Realização: Cia. Teatro de Riscos
Teatro do SESI Ribeirão Preto
Rua R. João Ignachiti, 20-364 - Jardim Castelo Branco - R.Preto/SP