Show "Armoriano – Ecos do Movimento Armorial"
Deca Madureira & Orquestra e Balé Multicultural Brasílica
Uma homenagem ao Movimento Armorial e à trajetória da Família Madureira.
Música. LIVRE. Duração 90 min.
Show envolvente e dançante que celebra o Movimento Armorial e o legado da Família Madureira, conectando tradições populares e inovações contemporâneas. Com direção de Deca Madureira, "Armoriano" traz uma riqueza de ritmos como Maracatu, Caboclinhos, Afoxé, Ciranda, Coco, Frevo e outros, aliados a arranjos modernos que exploram soul, rock, pop, reggae e psicodelia. O show apresenta uma narrativa envolvente, onde Deca Madureira compartilha sua trajetória artística de 35 anos e sua profunda conexão com o Armorial, através de suas criações artísticas, e do Legado da Família Madureira, que há mais de meio século promove a valorização, preservação e inovação da cultura brasileira. Venha viver essa celebração histórica e contemporânea! "Armoriano – Ecos do Movimento Armorial" é uma experiência que celebra a diversidade, a identidade e o legado cultural do Brasil!
Movimento Armorial
O Movimento Armorial, que completa 55 anos em outubro de 2025, nasceu sob a liderança visionária de Ariano Suassuna e acompanhado pelo inestimável Quinteto Armorial, emergiu como um poderoso instrumento de afirmação cultural e identitária. O objetivo central era criar uma arte brasileira singular baseada nas raízes populares. O Movimento Armorial influenciou diversas formas de expressão artística, como: Literatura, Música, Artes plásticas, Dança, Teatro, Cinema, Arquitetura. Na área musical, destacaram-se inicialmente Antônio José Madureira, Clóvis Pereira, Cussy de Almeida e Jarbas Maciel, tendo recebido ainda a adesão de Capiba, Guerra Peixe, Marlos Nobre e Camargo Guarnieri. Na xilogravura, J. Borges e Gilvan Samuco. No cinema destaque para “O Auto da Compadecida”, e minissérie da TV Globo “Pedra do Reino”.
Deca Madureira e o Legado da Família Madureira
Deca Madureira, artista de renome nacional, é o diretor do show, da orquestra, do balé e da cia, e representante do legado da Família Madureira, intimamente ligada ao Movimento Armorial. Com uma carreira expressiva, Deca tem contribuído para a música, a dança e a arte brasileira com criações impactantes. Inspirado por seu pai, André Madureira (fundador do Balé Popular do Recife - 47 anos), e seus tios Antônio José Madureira (diretor do Quinteto Armorial) e Antúlio Madureira (trilha sonora de "OAuto da Compadecida"), Deca carrega o DNA do Movimento em suas criações. Foi também diretor artístico e participou da criação da Cia Grial de Dança, dirigida por Ariano Suassuna em "A Demanda do Graal Dançado". Em 2003, chega à São Paulo e em 2006, funda a Cia Brasílica.
Orquestra Multicultural Brasílica
Fundada em 2011 em São Paulo, sob direção de Deca Madureira, a Orquestra Multicultural Brasílica é composta por músicos de diferentes trajetórias, que juntos transcendem gêneros e eras, celebrando a riqueza da herança musical brasileira. Cada membro contribui com sua experiência e composições, consolidando uma fusão única que reflete a diversidade cultural do Brasil.
Balé Brasílica
O Balé Brasílica, nascido em 2006, dirigido por Deca Madureira, traduz em coreografias a visão de Deca sobre a arte nacional, através da linguagem do Método Brasílica de Arte, Música e Dança. Com evoluções coreográficas inspiradas pela Cultura Popular Brasileira, o balé proporciona uma experiência única que celebra a estética do entusiasmo e a estética armorial. Espetáculos como “Concerto para La Ursa”, “Canteiro de Obra”, “Extemporâneo” traduzem essa visão.
Cia Brasílica
A Cia Brasílica foi fundada em 2006, em São Paulo, por Deca Madureira, multiartista pernambucano, e Janaína Abaeté, então estudante da USP, com o objetivo de explorar as inter-relações entre as danças e ritmos populares brasileiros, a linguagem e método brasílica, a estética armorial, e o contexto contemporâneo, trazendo visões inovadoras e futuristas. Esse processo envolve reflexões profundas, pesquisas contínuas e intercâmbios entre diversas linguagens artísticas.Seu trabalho é fundamentado na riqueza de arquétipos, personagens, passos, ritmos e histórias que refletem a formação cultural do povo brasileiro. Já circulamos em locais como : Rede SESC, SESI, USP, UNESP, CEUs, Itaú Cultural, Virada Cultura, CCSP, Galeria Olido, UFSCAR, TV Cultura, PUC, entre outros.
90 min
Deca Madureira & Orquestra e Balé MultiCultural Brasílica
Concepção e Direção - Deca Madureira
Produção Geral: Janaína Abaeté
Realização: Cia Brasílica
Orquestra Multicultural Brasílica
Deca Madureira - Voz, Percussão e Dança
Zizi Campanha - Voz e Percussão
Thiago Esperandio - Guitarra
Rafael Carneiro - Bateria
Demétrius Carvalho - Baixo
Abuhl Junior - Percussão
Anderson Freitas (Cachoeira) - Rabeca
Ian Arruda - Trombone
Caio Righi - Sax tenor e Flauta
Natã Silva - Trompete
Balé Multicultural Brasílica
Isabela Bianco
Guilherme Rienzo
Sofía Serafim
Arantxa Mel
Técnico de Som - Chiquinho Fernandes
Técnica de luz - Fernanda Guedella
Fotografia - Tati Silvestroni
Figurino Orquestra - Modaleveza
Figurino Balé - Gustavo Silvestre
Figurino das La Ursas - Luciana Felix
Máscaras das La Ursas - Cintia Viana
Ilustrador Gráfico - Murilo Silva
Cenografia, Cartas Extemporâneas - Guinho Nascimento
Deca Madureira & Orquestra Multicultural Brasílica são figuras icônicas da música brasileira, unindo tradição e inovação. Deca é um guardião das tradições nordestinas, enquanto a orquestra traz influências diversas. Juntos,representam uma fusão musical que celebra a diversidade do Brasil. "ARMORIANO" é uma prova de seu compromisso com a cultura brasileira.
Teatro do SESI Osasco
Rua Calixto Barbieri, 23 e 83 - JD. Piratininga, Osasco/SP
Teatro do Sesi Santos
Av. Nossa senhora de Fátima, 366 - Jardim Santa Maria
Teatro do SESI SP AE Carvalho
Rua Deodato Saraiva da Silva, 110 - Cidade A E Carvalho - São Paulo - SP