O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Xilograficamente

Curadoria de Célia Barros

Projeto: Espaço Galeria SESI-SP

Acesse aqui o programa da exposição

 

A mostra reúne obras de oito jovens artistas que utilizam a linguagem da xilogravura, apresentando uma diversidade que envolve pesquisas em torno da cor, de grandes formatos e da tridimensionalidade. 

Com curadoria de Célia Barros, a exposição conta com obras de Fernando Melo, Gabriel Balbino, Igor Santos, Julia Bastos, Kamila Vasques, Luisa Almeida, Rafael Toledo e Santidio Pereira. 

 

Os artistas 

Fernando Melo 

Começou sua experiência no Instituto Acaia aos 6 anos, aprendendo xilogravura de modo intuitivo e espontâneo.  

 

Gabriel Balbino 

Possui formação em tipografia, xilogravura e desenho e é membro do coletivo Xiloceasa, primeiro grupo formado no Acaia, em 2005, por adolescentes da oficina de xilogravura, que, na maioria, residiam nas redondezas do Ceagesp. 

 

Igor Santos 

Frequenta o Instituto Acaia desde os 8 anos, e lá aprendeu a xilogravura numa prática coletiva, com desafios desde a produção de publicações, ilustrações para revistas, jornais até capas de livros. 

 

Julia Bastos 

Formou-se em artes visuais pelo Centro Universitário Belas-Artes de São Paulo, em 2018. 

 

Kamila Vasques 

É bacharel em artes visuais pelo Centro Universitário Belas-Artes. Fez iniciação científica orientada por Helena Freddi. 

 

Luisa Almeida 

Atualmente, é mestranda em artes visuais na Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde se formou na graduação em 2017. 

 

Rafael Toledo 

É formado em artes visuais pelo Centro Universitário Belas-Artes de São Paulo. 

 

Santidio Pereira 

Começou a frequentar o Instituto Acaia por volta dos 8 anos de idade, onde realizou diversas atividades artísticas, como aulas de marcenaria, cerâmica, animação e pintura, até se destacar nas oficinas de desenho e xilogravura sob a orientação do xilogravador Fabrício Lopez.  

 

A curadora 

Célia Barros 

Mestre em Produções artísticas e investigação pela Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona, desde 2008, dirige a produtora cultural Homens de Saia – Utopias possíveis que sonha, cria e produz exposições de artes visuais. Desenvolve projetos de exposições onde articula ações de curadoria, expografia e mediação em arte contemporânea. 

 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP 

A mostra Xilograficamente faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.   

Termo de Aceite:

Seja bem-vindo(a) ao Espaço Galeria! Agradecemos pela preferência por nossa programação cultural. Para que você possa aproveitar bem a sua visita, gostaríamos de repassar algumas orientações: > O uso de máscara é obrigatório. > Orientamos a chegada no espaço com 5 minutos de antecedência ao horário marcado. > Pedimos, por gentileza, para que evitem trazer malas, mochilas e grandes volumes. Assim você aproveitará melhor a sua visita e evitará possíveis incômodos aos demais visitantes. > Favor atentar-se quanto ao distanciamento social necessário de, no mínimo, 1,5m. Atente-se também às sinalizações dos espaços e às orientações dos nossos colaboradores. > A entrada nos espaços está condicionada à aferição da temperatura corporal, sendo 37,5°C o limite máximo permitido. > Para a sua segurança e dos demais visitantes, disponibilizamos totem de higienização das mãos com álcool em gel. > Informamos que o tempo máximo de permanência será de 40 minutos. Desejamos uma excelente visita!


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR