O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Terra terreno território (Espaço Galeria 2022)

Dani Sandrini

Projeto: Espaço Galeria SESI-SP

Curadoria de Wagner Souza e Silva

 

Na exposição, a artista utiliza duas técnicas de impressão do século XIX para propor uma reflexão sobre como é ser indígena em grandes cidades, no século XXI.

As imagens foram captadas por Dani Sandrini durante o ano de 2019, na Grande São Paulo, em aldeias indígenas (onde predomina a etnia Guarani) e no contexto urbano (que abriga aproximadamente 53 etnias). Terra Terreno Território é composta por dois agrupamentos fotográficos, nos quais a impressão é feita artesanalmente em papéis sensibilizados com o pigmento extraído do fruto jenipapo (o mesmo que indígenas usam nas pinturas corporais) e diretamente em folhas de plantas (taioba, singônio, malvavisco, amora e batata doce). Ambos processos - chamados de antotipia e fitotipia, respectivamente - se dão artesanalmente, através da ação da luz solar, em tempos que variam de três dias a cinco semanas de exposição.

Acessibilidade: a exposição conta com piso tátil, audioguia, obras táteis e obras com audiodescrição.

 

A artista

Dani Sandrini

Fotógrafa e artista visual vivendo em São Paulo, Dani Sandrini desenvolve projetos documentais e artísticos, desde 2014, apesar de ser fotógrafa comercial, desde 1998. A depender do projeto e suas singularidades, sua fotografia é colocada nas telas ou papéis, mas também pode conter outros elementos que adicionam significados à imagem final, bem como camadas extras de subjetividade. Pesquisa o entrelaçamento de materiais e suportes com a imagem fotográfica e a ação do tempo sobre a mesma. Dani tem experiência em processos fotográficos alternativos e desenvolve projetos utilizando impressão por transferência, fotografia estenopeica, cianotipia, antotipia e fitotipia.

 

O curador

Wagner Souza e Silva

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e do Departamento de Jornalismo e Editoração, ambos da ECA/USP. Desenvolve pesquisas que abordam a produção e circulação da imagem na comunicação contemporânea. Como fotógrafo, atua em projetos de extensão universitária e divulgação científica. É autor de Foto0/Foto1 (Edusp, 2016).

 

Cronograma de circulação da exposição:

 

SESI Itapetininga

3 de junho a 30 de julho de 2022

terça a sábado, das 9h às 20h

Agendamento de grupos e escolas: enviar e-mail para divulgacaoitape@sesisp.org.br

 

SESI Campinas Amoreiras

5 de agosto a 1º de outubro de 2022

terça a sábado, das 9h às 11h e das 14h às 20h, exceto feriados

Agendamento de grupos e escolas: enviar e-mail para caccampinas1@sesisp.org.br

 

SESI São José do Rio Preto

7 de outubro a 3 de dezembro de 2022

terça a sábado, das 9h às 20h, exceto feriados (sendo de terça a sexta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, exclusivo para agendamentos escolares e de grupos)

Agendamento de grupos e escolas: enviar e-mail para susjriopreto@sesisp.org.br

 

 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP

A mostra Terra terreno território faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.

 

 Veja aqui o programa da exposição 

Confira o guia educativo

 

Termo de Aceite:

Confira as orientações ao efetuar a reserva ou diretamente com a unidade.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR