O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Trópico Polar - Palestra e Oficina (vide sinopse)

Ulisses Garcez

Projeto: Ocupação Artística no SESI-SP

Trópico Polar - Palestra sobre processo de criação da Ocupação Artística e da HQ Agropunk, seguida de oficina de desenho narrativo

 

Na atividade integrada, o artista Ulisses Garcez irá discorrer sobre o processo de criação da Ocupação Artística Trópico Polar, instalada na parede da esplanada do Centro Cultural Fiesp, bem como de seu mais recente livro de histórias em quadrinhos Agropunk (Editora Veneta).

 

A palestra será seguida por uma oficina, cujo objeto será explorar, ao máximo, a capacidade narrativa do desenho figurativo, ou mesmo abstrato. Todo desenho – figurativo principalmente - tem em si uma enorme carga narrativa. Ao recorrer da figuração, o desenhista faz com que sua obra adquira algo de continuidade, por mais que este desenho seja singular, existe ali uma história que quer ser contada.

 

A atividade faz parte da Ocupação Artística Trópico Polar, instalada na parede da esplanada do Centro Cultural Fiesp, em cartaz até 21 de abril de 2024.

 

Carga horária: 4 horas

Quantidade de vagas: 15 pessoas

Público-alvo: a partir de 14 anos

 

Recomendado que os participantes levem materiais de desenho para melhor aproveitamento da oficina.

 

O artista

Ulisses Garcez é artista plástico, quadrinista e ilustrador. Paulistano, tem o desenho narrativo como principal vertente de seu trabalho. Graduou-se em Artes Plásticas no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – 2006, onde atualmente cursa o mestrado em Poéticas Visuais. É autor das HQs Ciclovia (Editora Hedra - 2010), e Hidroceles (Balão Editorial -2011) e Agropunk (Editora Veneta - 2022). Participou de exposições coletivas como a Exposição Quadrinho Marginal 40 anos – Centro Cultural São Paulo e Preâmbulo - Galeria Contempo, também expondo individualmente no Museu de Arte de Ribeirão Preto, como parte do prêmio aquisitivo Leonello Berti (32º SARP) e na Ocupação Gráfica - SESC Belenzinho. Já realizou Ocupações Artísticas no SESI São José do Rio Preto em 2018 e no Centro Cultural FIESP em 2019.

Duração:

240 min


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR