Este será o último concerto de 2023 da Camerata de Violões do Guri de Araçatuba.
O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Sob a regência de Paulo Renato, o grupo apresentará as obras Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos; Marcha, Cantata, Minueto em Sol Maior e Minueto em Lá Menor, de Johann Sebastian Bach; Concerto para alaúde e orquestra de cordas, de Antonio Vivaldi; Suíte XV, de Sylvius Leopold Weiss; Concerto em Sol menor para Cravo e Orquestra de Cordas, de Wilhelmine Von Bayreuth; e Greensleeves, de Anônimo.
O regente Paulo Renato é bacharel em violão pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música. Em 2018, gravou seu primeiro CD solo chamado ‘Recital’, patrocinado pelo grupo ‘Violão & Violão’. Foi premiado neste ano de 2023 no ‘1º Festival de Violão Sebastião Tapajós’, na categoria ‘Sênior’ e se apresentou presencialmente em Santarém (PA). Atualmente realiza recitais e concertos, ministra aulas particulares de violão e no Guri, onde também atua como professor e regente da Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Araçatuba.
CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI DE ARAÇATUBA
Paulo Renato, regência
Programa
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Cantata BWV 156 [arr. Dante Kimura]
Arioso
ANTONIO VIVALDI (1675-1741)
Concerto para alaúde e orquestra de cordas [transc. José Henrique de Campos]
I. Allegro Giusto
II. Largo
ANÔNIMO
Greensleeves
[Pedro Fares de Queiroz Lourenço, violão]
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Minueto em Lá menor, do livro de Ana Magadalena Bach
[Eric Araki, violão]
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Minueto em Sol Maior, do livro de Ana Magadalena Bach
[Amon Pimenta Medeiros, violão]
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Marcha, do livro de Ana Magadalena Bach
[Welton Ferreira Fernandes, violão]
SYLVIUS LEOPOLD WEISS (1687-1750)
Suíte XV
Prelúdio
[Matheus Martins Fagundes, violão]
WILHELMINE VON BAYREUTH (1709-1758)
Concerto em Sol menor para Cravo e Orquestra de Corda [arr. Élodie Bouny]
HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas Brasileiras nº 5 [transc. Thales Maestre]
I. Aria
60 min
Direção musical e regência: Paulo Renato Lourenço
Educador assistente: Fernando Barbosa
Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade.