O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Visita Mediada | Exposição “Demonstra: pela poética def"

Educativo Centro Cultural Fiesp

Projeto: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp

A equipe de Arte-Educação do SESI-SP fará uma visita mediada com o público pela exposição “Demonstra: pela poética def”. Abaixo, seguem informações detalhadas da exposição.

 

A exposição

Demonstra: pela poética def
Curadoria de Daniel Moraes

 

A exposição Demonstra: pela poética def nasce do desejo de construir um território de reexistência em que artistas, educadores e pesquisadores com deficiência possam se encontrar e pensar arte como protagonistas. Esse território se apresenta como uma constelação na qual desvios, fragmentos, fissuras, deformações e atalhos são as matérias referenciais que costuram a poética de si a partir do diálogo coletivo.

 

Com obras de Lua Cavalcante, Jeff Barbato, Guto Oca, João Paulo Racy, Daniel Moraes e Nara Rosetto, o ponto de partida da mostra são os processos desenvolvidos e explorados durante o período da primeira edição da Residência Artística Demonstra, em 2021. Em Demonstra: pela poética def, os artistas apresentam trabalhos em múltiplas linguagens, como o desenho, a fotografia, a escultura, a instalação e a videoperformance, além de publicações editoriais que resgatam e aprofundam estudos sobre a corporeidade da deficiência na atualidade.

 

A exposição se articula em três eixos abertos e inter-relacionados - Derritório, Manifestu e A Monstra - que convocam aproximações a conceitos e lugares de subjetivação e experiência estética. A curadoria foi concebida pelo artista e fundador da Demonstra, Daniel Moraes, em colaboração com a pesquisadora Júlia Ayerbe.

 

Para além da inclusão, essa exposição reivindica caminhos de memória, de permanência e de potencialidade sobre o corpo def.

 

O curador (e artista)

Daniel Moraes

Daniel Moraes (1981, São Paulo) utiliza o desenho e a performance como meios para abrir campos de diálogos na sua produção artística. Tem se debruçado sobre a relação entre a corporeidade da deficiência e a arte através de memórias pessoais e coletivas relacionadas com a representação e a subjetividade do corpo não normativo. É graduado em Design na Faculdade de Campinas (FACAMP), mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e fundador e diretor artístico da Demonstra.

 

Fotos: Divulgação.

Categoria: Visita guiada
Gênero: Ação Educativa [AV]

CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR

  Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp
    Avenida Paulista 1313
http://www.centroculturalfiesp.com.br/


14 DEZEMBRO
DOMINGO

15:00 às 15:45