O que é fundar uma terra?
O que é povoar?
O que é morar?
O espetáculo Ser Tão de Origem acontece durante uma reunião da Comissão do Marco Histórico, na qual todos os cidadãos presentes deverão escolher a versão oficial sobre a fundação da cidade. As histórias das possíveis fundações são tiradas das gavetas de uma árvore-arquivo, em um jogo permeado por músicas tocadas e cantadas ao vivo pelos próprios atores.
Ao falar sobre a origem de uma cidade, o espetáculo faz refletir sobre o fato de que fundamos uma (nova) cidade a cada dia, a partir de nossas ideias, nossas lutas, nossas obras.
Com textos poéticos e textos cômicos, referências históricas e histórias inventadas, reflexões profundas e muita música, o espetáculo pode ser visto por todos, dos mais jovens aos mais velhos.
Duração: 59 min
Categoria: Juvenil
Ficha Técnica: Concepção Geral do Projeto: Caroline Ungaro e Tábata Makowski (UM núcleo de teatro) | Direção: Alice Possani | Dramaturgia: Tábata Makowski | Elenco: André Farias, Caroline Ungaro, Cristiano Meirelles, Tábata Makowski, Victória Camargo | Direção de Arte: Angola Houghton Textos e Letras: Caroline Ungaro, Cristiano Meirelles, Ricardo Sawaya, Tábata Makowski | Direção Musical: Cristiano Meirelles | Músicas: Cristiano Meirelles | Figurinos: Edivaldo Zanotti | Cenários: Abel Saavedra e Raquel Saldívia | Manutenção de Cenários: Juliana Fernandes | Produção Executiva: Tábata Makowski (Makowski Arquitetura e Arte Ltda.)
Gênero: Aventura
Minibiografia do Grupo ou Cia:
O UM núcleo de teatro, grupo sediado em Jundiaí, é formado por Caroline Ungaro e Tábata Makowski, artistas que pesquisam e desenvolvem trabalhos artísticos e arte-pedagógicos, sempre priorizando compor suas equipes com outros profissionais da cidade.
Projetos realizados:
Ser Tão de Origem (2015-2023) – projeto contemplado pelo PROESC para Montagem de Espetáculo Inédito; espetáculo selecionado pelo ProAC-Editais Circulação e pelo Edital CCR para Projetos Culturais (com aporte via Lei Federal de Incentivo à Cultura).
Áudio Drama Ser Tão de Origem (2020) – criada com o aporte recebido através do Edital CCR para Projetos Culturais.
Convite Para Minha Festa de Aniversário (2019-2021) – projeto contemplado pelo PROESC para Montagem de Espetáculo Inédito; espetáculo apresentado durante a programação do FESTIN e do Circuito SESC de Artes.
Além de outros projetos pontuais, como: criação de roteiro e produção da versão de Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama para o Dia do Teatro e do Circo (2017); participação no Festival Delas com a contação Histórias do Mundo em parceria com o grupo de tambores Baque Delas (2019); participação no projeto Férias no Teatro, com tutoria de Carla Candiotto, da UGC-Jundiaí (2022); realização Oficina de Dramaturgia, ação de contrapartida do projeto Diálogo, selecionado pelo ProAC Expresso (2023).