O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Laboratório Disruptivo I - O cinema e a imagem de quem?

Betto Souza, Gabriel Azarias e Dani Farias

Projeto: Ocupação Artística no SESI-SP

O "Laboratório Disruptivo” inspirado na exposição “Ruptura de nós”, propõe 4 encontros, que  buscam de forma colaborativa e construtiva, romper e dar nós acerca das artes, através da lente decolonial.

Em "Ruptura de Nós", Gilberto Júnior,  nos propõe a desconexão, a mudança, a transformação, querida e não querida. Romper com algo é sempre complexo, envolve uma gama de sentidos e sentimentos que nem sempre estamos prontos para realizar. 

Aqui o "nós" quando dito, toma sentido poético, daqueles que se dão em cordas, linhas e fios, a fim de uni-los, e o “nós” como indicativo de ação coletiva presente e consciente.

Em seu texto temos apontamentos de rupturas possíveis a nós, dentre elas a do olhar colonialista que colocou no centro regras para as interpretações, que indicam o que entender e como entender, com pouco ou quase nem um espaço para o apreciamento do diverso.

O quanto a certeza do mesmo te afaga? Quem disse que é assim, ou só assim? Cultura é poder?

 

Encontro 1: O cinema e a imagem de quem?

Cinema, disruptura e decolonialidade

 

Neste encontro entraremos em contato com obras de cineastas indígenas e negros, como Alberto Guarani e Zozimo Bulbul referencias do cinema nacional que tratam da imagem do indígena e negro, assim como o artista Gilberto Junior. Neste encontro discutiremos questões pertinentes ao contemporâneo, como por exemplo a crescents polemicas quanto a escolha de atores negros para determinados papeis no cinema muldial.

 

 

 

Duração:

75 min


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR