Confira a Programação:
• BAILE DE MIRITI
DIR. EMILY CRISTIANE, BELÉM/PA - ANIMAÇÃO/FANTASIA - 6'55
Um Palhaço de Miriti deseja dançar tal qual a bailarina em uma caixa de música, mas é feito de um material tão leve que não consegue ficar de pé sempre que sopra o vento.
• CANSEI DE SER MONSTRO
DIR. THAÍS LEAL, NITERÓI/RJ - ANIMAÇÃO/FANTASIA - 12’16
Um monstro, cansado de ser monstro, decide viver disfarçado entre os humanos. Para isso, ele vai contar com a ajuda de um menino que tem um estranho fascínio por coisas assustadoras.
• HAHAHA!
DIR.RAPHAEL F. SILVEIRA (FUCA), PELOTAS/RS - ANIMAÇÃO/FANTASIA - 2'32
Durante o amanhecer, um deus-gigante se diverte ao despertar o ambiente ao seu redor com seus poderosos tambores.
• HORIZONTE: O MAL
DIR. ANDRÉ RODRIGUES TAVEIRA, FLORIANÓPOLIS/SC - ANIMAÇÃO/FANTASIA - 4'21
Verônica, uma agente implacável, e Bruce, um soldado determinado, estão em busca de Mors, uma figura enigmática e ameaçadora que coloca em risco toda a estrutura da sociedade. Conforme se aproximam de seu alvo, descobrem que o verdadeiro perigo vai além do que imaginavam, forçando Verônica a enfrentar uma escolha decisiva que poderá mudar para sempre o rumo de sua vida.
• O MONSTRO DA REJEIÇÃO
DIR. ANTÔNIO C. ALVIM, RIO DE JANEIRO/RJ - ANIMAÇÃO/FANTASIA - 5'18
Dois irmãos, Joaquim e Call, vivem suas vidas cotidianas na Vila dos Anjos- seu lugar de origem. A rotina monótona de Call revela o quão sozinho ele se sente comparado ao seu irmão, que vive seus dias rodeado de amigos. Em meio a essa monotonia, Call percebe que o isolamento o tem privado de muitos momentos enriquecedores. Disposto a mudar seu futuro, Call decide enfrentar seus medos internos e se mostrar ao mundo a fim de que as pessoas o passem a conhecer de verdade.
• TECNOSUSTO
DIR. GABRIEL SOUZA XAVIER, SÃO PAULO/SP - ANIMAÇÃO/FANTASIA - 4'43
Um monstro metamorfo utiliza suas habilidades para assustar crianças ao redor do mundo.
APRESENTAÇÃO FESTIVAL MONSTRO
Criado em 2015, em Jacareí (SP), o Festival Monstro surgiu da necessidade de valorizar o cinema fantástico. Pois até então não existia nada parecido na região. Inicialmente chamado de Mosntro - Mostra de Cinema Fantástico de Jacareí, o festival cresceu e passou a receber filmes internacionais já na segunda edição, como é o caso de “Mr. Denton” (Espanha), vencedor do Troféu Monstro de melhor curta. Após um hiato por falta de apoio, retornou com sua 3ª edição em 2019 e, em 2024, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, fortalecendo sua estrutura e visibilidade. O mascote do festival e o Troféu Monstro, representando um jacaré, fazem referência à origem do nome da cidade: segundo historiadores, o rio Paraíba do Sul era repleto de jacarés, e o nome "Jacareí" viria do tupi-guarani îakaré-’y, que significa "rio dos jacarés".
O festival Monstro, focado na exibição, valorização, formação e diálogo entre realizadores e público, promove e amplia o alcance do cinema fantástico brasileiro e latino-americano. Em 2024, recebeu mais de 250 filmes inscritos e premiou mais de 20 obras em novas categorias como animação infantojuvenil, representatividade e curtas internacionais. O festival se destaca por ações de inclusão (negritude, LGBTQIAPN+, protagonismo feminino) e por oferecer formações gratuitas. Em 2025, contará com quatro dias de programação e 64 filmes, consolidando-se como espaço de resistência e celebração do cinema de gênero.
E, a partir de 2025, o Festival Monstro passa a integrar oficialmente a FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico, fortalecendo sua atuação em rede e ampliando conexões com mostras e criadores de todo o continente.
Equipe Festival Monstro
Curadoria e direção geral - Vinícius José dos Santos
Curadoria e editorial – Ana Rosenrot
Cerimonial e mediação – Karola Lobo
Produção Executiva – Marcelo Rodrigues
Produção – Yohana Munhoz
Fotografia – Acsa Sanches / Paul Constantinides
Designer – Bruno Ferreira
Divulgação – Camila Marques
Arte oficial – Eduardo Cardenas / Patricia Karin