O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Representatividade e Decolonialidade

a reconfiguração de museus e espaços culturais

Projeto: InteligênciaPontoCom

 

Para a edição do mês de junho, o tema do InteligênciaPontoCom será “Representatividade e Decolonialidade: a reconfiguração de museus e espaços culturais” que objetiva reflexões acerca da implementação de obras e apresentações artísticas, nos equipamentos culturais, voltadas para a teoria decolonial. 

 

A Colonialidade é o processo de exploração dos territórios e a dominação dos povos originários que eram abrigados nessas terras, assim como a subversão de hábitos, valores, língua, religião e modo de viver desses povos de toda a América, que foram exterminados física e culturalmente.

 

Em virtude desse apagamento histórico, a teoria decolonial surge para reivindicar um pensamento que não marginalize os grupos subalternizados, dando-lhes um espaço na sociedade que lhes foi negado. 

 

A Decolonialidade, portanto, propõe um protagonismo na Educação, Cultura e Sociedade, a fim de construir um pensamento transgressor e libertador – como propuseram bell hooks (Gloria Jean Watkins) e Paulo Freire, respectivamente.

 

Na Cultura, a importância da Decolonialidade se traduz na ampliação dos conhecimentos e modos de se estabelecer por diversas sociedades e grupos étnicos mediante aos espaços e acesso, viabilizando suas produções ao longo da história. 

 

Nessa perspectiva, teremos um bate-papo com a professora, ensaísta, dramaturga e poeta Leda Maria Martins e da Curadora Adjunta de Arte Pré-colombiana do MASP, desde 2017, Marcia Arcuri.

 

Nesse Bate-papo do InteligênciaPontoCom, a proposta é que as convidadas Leda Maria Martins e Marcia Arcuri percorram em seus conhecimentos profissionais, dado a suas atuações com temas decoloniais em universidades, museus e outros equipamentos culturais. 

 

O evento contará com audiodescrição e tradução/interpretação em Libras.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR