O concerto "O Som do Trompete Barroco" é uma viagem musical encantadora que atravessa fronteiras geográficas e temporais, destacando a música escrita para o trompete barroco na Inglaterra, Alemanha, Itália e Brasil, dos séculos 17 e 18. "O Som do Trompete Barroco" é uma celebração da música histórica que atravessa continentes e épocas, proporcionando uma experiência musical que enriquece a compreensão e apreciação da música barroca e sua relevância cultural. O concerto proporcionará um contato maior com o público, que poderá conhecer mais as peças que ouvirão e principalmente conhecer mais os Trompetes, que hoje são praticamente desconhecidos no Brasil, mas são tão importantes na história musical.
A realização deste une arte, educação, história e sociedade. “O Som do Trompete” é ainda mais relevante quando consideramos o crescimento da prática da música historicamente informada no Brasil. Este projeto não apenas preenche uma lacuna cultural, mas também desempenha um papel fundamental ao dar visibilidade a um instrumento e um repertório que é essencial para a compreensão completa de nossa herança musical.
Para esta série, o Trompete Barroco Brasil se apresenta com os trompetistas Pedro Rosa e Marcelo Carvalho, acompanhados de Isabel Kanji como organista do grupo.
Pedro Henrique de Souza Rosa - Trompete Barroco
Marcelo Carvalho - Trompete Barroco
Isabel Mota Kanji - órgão
O Trompete Barroco Brasil surgiu como uma plataforma digital para a divulgação da música e história do trompete barroco. Em 2017, organizou-se o 1º Encontro do Trompete Barroco Brasil em São Paulo, que contou com uma masterclass do professor Friedemann Immer. Eventualmente o grupo começou a realizar concertos de trompete barroco e órgão, e se estabeleceu como um importante conjunto de música de câmara na área da música antiga no país.
Em meados de 2020, fruto da inquietação artística e do espírito investigativo dos trompetistas brasileiros Pedro Rosa e Felipe Faturi, o grupo Trompete Barroco Brasil então surge. Motivados pela escassez de informações acessíveis sobre instrumentos históricos no Brasil, especialmente o trompete barroco, os músicos deram início a uma série de palestras educacionais online, que reuniram renomados trompetistas internacionais especializados na prática com instrumentos de época, proporcionando um espaço de diálogo e troca de conhecimento entre artistas e estudantes brasileiros.
Como desdobramento natural desse movimento educacional, surgiu o projeto de música de câmara “O Som do Trompete”, com missão central de democratizar o acesso ao repertório barroco originalmente destinado ao trompete natural — um instrumento sem válvulas, que exige grande habilidade técnica e profundo conhecimento estilístico. Buscando resgatar e apresentar ao público brasileiro o esplendor e a nobreza dessas obras, que, em sua origem, eram executadas exclusivamente em contextos aristocráticos, nas cortes europeias e em celebrações solenes.
Pedro Rosa, idealizador do projeto, traz em sua história sua sólida formação e trajetória internacional. Realiza sua especialização em trompete histórico na Alemanha e desenvolveu uma abordagem refinada e autêntica da interpretação barroca, trabalhando ao lado de alguns dos principais nomes do cenário da música antiga.
Marcelo Carvalho, também trompetista atuante do Trompete Barroco Brasil, desenvolveu seus estudos e aprofundamentos também no Trompete barroco e tem sólida atuação nacional e internacional.
Isabel Kanji, pianista, cravista e organista, que acompanha o grupo, tem destaque especial ao seu trabalho com a música de câmara, onde desenvolve uma carreira consolidada no universo da Música de concerto.