O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Ação Formativa em Dramaturgia

Com Sofia Fransolin

Projeto: Festival Cena Livre

O SESI-SP, por meio dos Núcleos de Artes Cênicas (NAC), realiza Ações Formativas em Dramaturgia, atividades que integram o processo pedagógico e artístico dos núcleos. Essas ações têm como objetivo ampliar o repertório dos estudantes e do público por meio do diálogo com dramaturgas convidadas, abordando aspectos da escrita teatral, dos processos criativos e das tendências contemporâneas da cena.

As ações, com duração aproximada de duas horas, são conduzidas por dramaturgas convidadas e se estruturam a partir da apresentação de recortes de cenas desenvolvidas pelos estudantes dos NACs, seguidas de um bate-papo mediado. Essa dinâmica promove um espaço de reflexão e partilha entre estudantes, público e artista convidada, fortalecendo o vínculo entre prática cênica e formação crítica.

Cada encontro aborda aspectos da dramaturgia contemporânea e do processo criativo, a partir da obra e da trajetória da convidada. Em diálogo com os participantes, são discutidos os caminhos da criação, os temas explorados e a presença feminina na dramaturgia brasileira.

Dramaturga convidada: Sofia Fransolini

Natural de Campinas (SP), graduou-se em Artes Cênicas na UNICAMP em 2017, onde persegue seus estudos acadêmicos, estando atualmente no doutorado dentro do PPG em Artes da Cena.  Estreou como dramaturga em 2016 com a peça Barba Azul, uma adaptação do conto de fadas homônimo, realizando uma releitura feminista da história. Desde então vem desenvolvendo uma pesquisa artística bastante aprofundada sobre questões de gênero, tanto no teatro adulto como também no infantil. Dentre as suas nove peças escritas, sete já foram encenadas, entre elas destacam-se Lara e o Pássaro (2019), que até o presente momento já atingiu um público de mais aproximadamente 10 mil pessoas, em suas versões presencial e on-line, Do que são feitas as estrelas? (2022), peça que recebeu o prêmio APCA de Melhor Direção de Espetáculo Infantil em 2023, e "Se morri já não lembro: um ensaio para recriar o mundo" que estreou em 2022 pela Anímica Companhia Teatral. Dentre suas dramaturgias publicadas, destacam-se "Enquanto Ninguém Vê", peça resultante da pesquisa de mestrado finalizada em 2021, foi publicada no ano seguinte em livro homônimo. E A Louva-a-Deus, que foi publicada em eBook em 2020, dramaturgia resultante do processo vivenciado no Núcleo de Dramaturgia do SESI-SP em 2019. Esse mesmo texto está em fase de editoração para ser publicado em francês no próximo ano.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR