Em uma sociedade utópica chamada Kiriku, que vive sob a filosofia da solidariedade mútua conhecida como Ubuntu, a paz é abalada pela última profecia da sábia Encantada. Ela prevê um futuro de divisão, onde uma "nova cabeça, coroada não pela sabedoria, mas pelo peso da própria coroa", irá destruir a harmonia da comunidade.
Essa profecia se materializa com a chegada de Moderninho, uma figura mimada e sagaz que se apresenta como o enviado do Capitalismo e da Modernidade. Com um discurso que mistura ironia e falsa benevolência, Moderninho impõe "Os Sete Pilares do Novo Tempo", um contrato que promete liberdade e prosperidade, mas que, na verdade, mercantiliza tudo e estabelece uma rígida divisão entre "mandantes" e "mandados".
A peça acompanha as consequências dessa nova ordem, mostrando a desumanização do trabalho, a mercantilização das relações, a perda de empatia e a alienação causada pela busca incessante por consumo. Os personagens, presos nesse novo ciclo, se veem em um labirinto de frustração e falsas promessas de riqueza.
No clímax, Moderninho se ergue como um líder messiânico, usando uma retórica perversa para culpar o povo por sua própria opressão e justificar sua tirania. A peça culmina com a revelação final de que a "salvação" prometida é, na verdade, a eterna subserviência, deixando no ar a pergunta: é possível resistir à sedução de uma liberdade que, na verdade, é uma prisão?
Essa apresentação marca a primeira montagem teatral realizada pela Turma 1.24 do curso Técnico em Teatro do SENAC São Paulo, Unidade Campinas, como parte do processo de aprendizagem. O curso tem carga horária de 1000 horas e é oferecido de segunda a quinta-feira, contemplando duas turmas, uma no período da tarde e outra à noite.
Após o espetáculo, o grupo estará disponível para bater um papo com o público e compartilhar suas experiências nesse processo criativo.
Elenco: Brenda Botelho de Moura, Camille Bastos, Cecilia Muffo Araujo, Diogo Xavier, Fernanda Mota, Gabriel de Faria Oraggio, Jefferson Balduíno Júnior, Kauan Maxuel, Lara Fabian, Luana Rosa, Luci Boulhoça, Märcos Lima, Matheo Ferreira, Matt Carmona, Rone Palito, Scotch, Sophia, Thiago de Lima e Tita Marinho.
Pessoas docentes orientadoras do processo pedagógico e criativo: Fernanda Donnabella, Marana Delboni e Tato Brasil
Docente orientador direção artística: Tato Brasil
Caracterização cênica e produção geral: Turma 1.24
Desenho de luz e dramaturgia sonora: Fernanda Donnabella, Marana Delboni e Tato Brasil
Arte divulgação: Tita Marinho
Coordenação: Monise Couto
Apoio educacional: SENAC Campinas
Apoio: SESI Campinas Amoreiras