O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Literatura e cinema - adaptações

InteligênciaPontoCom

Projeto: InteligênciaPontoCom

O InteligênciaPontoCom, um projeto multilinguístico que promove Bate-papos mensais entre o público e os principais criadores da Arte, Cultura e Sociedade. Os temas tratados são de relevância na Literatura, Artes Visuais, Cinema, Filosofia, Sociologia, Esporte, Música, Teatro e Saúde. Por isso, é imprescindível que a programação proporcione pensadores e formadores de opinião especialistas. 

No mês de setembro, a 6ª edição, terá o tema “Literatura e Cinema – Adaptações” com o objetivo de abordar os livros que são adaptados para as telas das plataformas digitais e cinemas.

Grandes sucessos do cinema são adaptações de obras literárias, como “Harry Potter”; “Game of Thrones”; “Senhor dos Anéis”; “A Saga Crepúsculo”; “Crônicas de Nárnia”; “A culpa é das estrelas”; “Outlander”; entre outras produções que são aclamadas pela crítica e sucessos de bilheteria.

Quando pensamos em livros adaptados para o cinema, esperamos que as produções fílmicas sejam fidedignas ao enredo, personagens, cenário e contexto histórico que são tratados nas obras literárias. No entanto, enquanto um livro pode ultrapassar 500 páginas, gerar coleções e inúmeras edições, um filme tem um tempo de duração menor, com um roteiro mais curto para ser exibido em torno de 2 horas, conforme cronograma da produtora.

Assim, como realizar uma boa adaptação? Como corresponder às expectativas dos leitores, mesmo com os recortes do livro? Estes questionamentos perpassam o desenvolvimento de uma adaptação e, portanto, estarão presentes neste tema do InteligênciaPontoCom.

Participarão dessa edição:

Marcos Bernstein

Flávia Guerra, como mediadora

 


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR