A ocupação Ruptura de nós propõe a produção de quadros feitos de terra crua e pintados com tintas de terra. Propondo relacionar a poética da técnica de construção com terra e a pintura com tintas naturais com a ancestralidade afroindígena. Produzindo quadros onde as rachaduras são evidentes, mas a fibra vegetal interna mantém as partes conectadas.
Propondo refletir sobre as rupturas que nos foram impostas (como a diáspora, o racismo, desumanização e retirada da autoestima) e as rupturas que precisamos nos autoimpor, para entrar em processos de cura, nos reconectando com nossa essência, nossa ancestral-contemporaneidade, repensando assim as formas de produzir arte, estéticas e materiais artísticos em consonância com outras formas de se relacionar com si mesmo e com o mundo.
O Artista
Gilberto Junior é arquiteto, urbanista e artista visual. Busca em seu trabalho explorar o uso de materiais naturais, principalmente a produção e aplicação de tinta de minerais a base de terra e argila em pintura artística que se desdobra em diversas outras linguagens como: intervenções urbanas, grafite, living painting, performances e land art.
Sua pesquisa busca o contato com conhecimentos ancestrais na produção de tintas, técnicas de pintura e técnicas construtivas para produção de suportes, pensando na relação do material e da técnica de um ponto de vista cultural e sua relação com o meio ambiente. Esse contato com a terra trouxe ao artista um processo de autoconhecimento, reforçando sua ancestralidade indígena e africana. Busca representar pessoas ou culturas que possuem fortes ligações com o território, relacionando assim terra, corpos e territórios; terra como material de pintura e matéria de composição dos corpos, corpos como representação de portadores de cosmo visões, de culturas e subjetividades e territórios como contextos, espaços físicos e natureza, todos com suas energias e memórias interagindo.
Atua em exposições, pintura de murais, quadros, pinturas coletivas, performance, land art (site specific), projetos sociais e oficinas de tintas de terra.
Cronograma de circulação da exposição:
SESI Santos
Temporada de 15 de maio a 17 de agosto de 2025
Confira as orientações ao efetuar a reserva ou diretamente com a unidade.
CAT SESI Santos
Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 - Jardim Santa Maria - Santos/SP