O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Seminário Temático - A Indústria no Brasil: História e Projeção para o Futuro

Com Gildo Magalhães e Otacílio do Nascimento

Projeto: Parcerias/Projetos Locais - Artes Visuais

 

21 de maio de 2025, às 20h

 

A atividade surgiu após parceria firmada entre o SESI-SP e o Museu Catavento, que contempla diversas ações culturais e educacionais no Estado de São Paulo. A indústria no Brasil é um importante instrumento da análise de nosso passado e nossa projeção para o futuro. Sua trajetória remonta ao início do século XX, ganhando força a partir da década de 1930. Ao longo do tempo, moldou a vida da população, transformou paisagens rurais e urbanas e se consolidou como um dos principais motores da economia nacional. Atualmente, responde por 21% do PIB brasileiro e emprega mais de 11 milhões de trabalhadores. A relação entre ciência e indústria é fundamental. A pesquisa científica impulsiona processos mais sustentáveis, fomenta a inovação e viabiliza o desenvolvimento de novas tecnologias. A indústria, por sua vez, é o espaço onde esse conhecimento se transforma em avanços concretos, promovendo crescimento econômico e tecnológico. Neste evento, debateremos o passado, o presente e o futuro da produção industrial brasileira em um cenário de aceleradas transformações tecnológicas. Nada mais simbólico do que unir o Museu Catavento e o Palácio das Indústrias com as pesquisas e desenvolvimentos atuais da industrialização.

 

Sobre o Catavento

O Museu Catavento é uma instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Criado em 2009, o museu tem como missão divulgar conhecimentos científicos, sociais e culturais. Suas exposições configuram entre as mais conhecidas de São Paulo com público total desde a sua inauguração de 7.607.474 de visitantes. A instituição ocupa o Palácio das Indústrias, edifício inaugurado em 1924, projetado por Domiziano Rossi e construído pelo escritório Ramos de Azevedo. Entre seus mais de 100 anos de existências, o palácio teve vários usos diferentes. Ele foi criado para abrigar exposições com várias produções industriais do Estado de São Paulo. De 1947 a 1968, foi a sede da Assembleia Legislativa de São Paulo. Nos anos seguintes, foi utilizado como vários departamentos policiais. Em 1989, foi restaurado pelo escritório de Lina Bo Bardi para ser a Prefeitura de São Paulo. E em 2009, passou a ser o museu ciências Catavento. Tombado em 1982 como patrimônio do Estado de São Paulo, o edifício e o museu complementam-se como marcos da cultura no Estado de São Paulo e são emblemas na memória da população paulistana. 

 

Sobre os palestrantes

Gildo Magalhães dos Santos Filho 

Engenheiro Eletrônico e Doutor em História, ambos pela USP, Professor Titular do Departamento de História. Foi bolsista da Fundação Krupp/ Alexander von Humboldt na Alemanha, com pós-doutorado no Smithsonian (Washington) e no Science History Institute (Filadélfia). É Diretor do Centro de História da Ciência e Coordenador do Grupo de Pesquisa Khronos no Instituto de Estudos Avançados, na USP. Publicou os livros: Força e Luz: eletricidade e modernização no Brasil; Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia; História e Energia: memória, informação e sociedade; Ciência e Conflito; Um bit auriverde. O projeto desenvolvimentista na formulação duma política nacional de informática para o Brasil; Ciência e Ideologia; O Progresso e seus Desafios; A trama do universo. Evolução e euritmia.

 

Otacílio do Nascimento 

Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, possui 17 anos de trajetória na Toyota do Brasil, consolidando-se como líder em Comunicação Institucional. Atualmente, é Diretor Executivo da Fundação Toyota do Brasil, onde conduz projetos de alto impacto nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança (ESG), promovendo transformação socioambiental. Paralelamente, atua como Gerente de Comunicação da Toyota, integrando estratégias de ESG à comunicação corporativa.

 


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR

  Teatro do SESI São Paulo
    Av. Paulista, 1313 - Sede
http://www.centroculturalfiesp.com.br/


21 MAIO
QUARTA

20:00 às 21:30