O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
J. Borges – O Mestre da Xilogravura

J. Borges

Projeto: Espaço Galeria SESI-SP

A exposição é composta por uma coletânea de 66 xilogravuras, sendo 10 obras inéditas e suas matrizes, também inéditas, e outras obras importantes da carreira do artista, com temas que retratam a trajetória da vida de J. Borges, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil. Cordelista há mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, acontecimentos políticos, fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida. A mostra traz, ainda, obras assinadas por Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra de J. Borges, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

 

 O artista

José Francisco Borges é considerado o principal nome da gravura popular brasileira. Nasceu em 1935, no município de Bezerros, Pernambuco, onde vive até hoje. J. Borges já expôs seus trabalhos em diversos países, com destaque para a Galeria Stahli, em Zurique (Suiça) e no Museu de Arte Popular de Santa Fé, Novo México (EUA). Foi condecorado com a comenda da Ordem do Mérito Cultural, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, e recebeu o prêmio UNESCO na categoria Ação Educativa/Cultural. Em 2002, foi um dos treze artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual das Nações Unidas. Sua xilogravura A Vida na Floresta abre o ano no calendário. Em sua cidade natal, foi inaugurado o Memorial J. Borges, com exposição de parte de sua obra e objetos pessoais. É um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.

  

O curador

Ângelo Filizola é curador de exposições e produtor de projetos culturais em várias linguagens.

Foi curador das exposições Quinteto Violado 40 anos, no Centro Cultural Correios (Recife/PE), em 2012; São João, Cordel e Cangaço, realizada no Shopping RioMar (Recife/PE), em 2021; Carnaval de Pernambuco, realizada no Shopping RioMar (Recife/PE), em 2022; e da edição da exposição J. Borges - O Mestre da Xilogravura, realizada no MAR - Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro/RJ), no início de 2022.

 

Cronograma de circulação da exposição:

SESI Campinas Amoreiras

de 14 de abril a 24 de junho de 2023

quarta a sábado, das 10h às 20h domingos, das 10h às 19h, exceto feriados

Agendamento de grupos e escolas: enviar e-mail para caccampinas1@sesisp.org.br

 

SESI São José do Rio Preto

30 de junho a 9 de setembro de 2023

quarta a sábado, das 10h às 20h | domingo e feriado, das 10h  às 19h

Agendamento de grupos e escolas: enviar e-mail para vinicius.lopes@sesisp.org.br

 

SESI Itapetininga

15 de setembro de 2023 a 10 de março de 2024.

Segunda, das 8h30 às 14h30; terça a sexta, das 8h30 às 20h; sábado, das 13h30 às 19h30

Agendamento de grupos e escolas: enviar e-mail para divulgacaoitape@sesisp.org.br

  

 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP

A exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas. 

Termo de Aceite:

Confira as orientações diretamente com a unidade.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR