O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
A Pedreira de São Diogo | O Navio Branco

Mostra Serguei Eisenstein e o mundo

Projeto: Cine SESI-SP

 

Mostra Serguei Eisenstein e o mundo

 

A Pedreira de São Diogo

Documentário. Brasil. 1962. 19 min. 14 anos

Direção: Leon Hirzsman

Versão original em português

Exibição digital

Homens trabalham numa pedreira na beira de um morro onde fica uma favela, da qual são moradores. A encosta é explodida, avançando ao terreno próximo dos barracos. Os favelados são avisados de que novas explosões podem causar danos. A comunidade resolve se colocar na encosta, impossibilitando nova explosão; sem atitude, o encarregado desiste de explodir o morro.

 

O navio branco (La nave bianca)

Drama. Itália. 1941. 71 min. 12 anos
Direção: Roberto Rosselini
Versão original em italiano com legenda em português
Exibição digital

Um jovem marinheiro italiano apaixona-se por uma professora, quando está prestes a ser rendido em seu serviço num encouraçado. Durante a batalha do Cabo Teulada, ele é ferido e transportado para um hospital, onde recebe a ternura de uma enfermeira.

 

Sobre a mostra:

“O cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o cinema”

 Apresentando pela primeira vez na América Latina a obra gráfica e visual de um dos mais revolucionários nomes do século XX, a exposição Serguei Eisenstein e o mundo não poderia se privar de oferecer ao público brasileiro um diálogo entre os desenhos de Serguei Eisenstein e a sua filmografia. A mostra de filmes O cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein, composta por 26 filmes, apresenta a obra cinematográfica de Serguei Eisenstein, assim como alguns filmes que influenciaram o artista e outros, influenciados pela estética eisensteiniana.

Um ciclo de palestras e mesas redondas com a presença de cineastas, pesquisadores, professores, tradutores e críticos musicais acompanhará a programação de filmes, evocando diversos aspectos da obra de Serguei Eisenstein: da importância do teatro no universo do artista ao diálogo construído com o compositor Serguei Prokofiev nos seus últimos filmes, dos entrecruzamentos entre Eisenstein e o Brasil às apropriações de Eisenstein por Glauber Rocha.

Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova

Curadores

 

Apoio: Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Embaixada da França no Brasil  e Consulado Geral da França em São Paulo.

 

Produção: Ars et Vita | Realização: SESI-SP

 

Veja aqui o programa da exposição, mostra de filmes e ciclo de palestras

Duração:

90 min

Categoria: Adulto
Ficha Técnica:
Gênero: Confira nas sinopses acima

CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR