19° Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE
Memórias Afro-Atla^nticas
Brasil, 2019, exibição digital, colorido
L - Livre
Memo´rias Afro-Atla^nticas segue os passos da pesquisa conduzida na Bahia no ini´cio da de´cada de 1940, pelo linguista afro-americano Lorenzo Turner (1890-1972). Ao longo de meses de trabalho, Turner acumula preciosos registros em áudio e fotografia, retratando a experiência linguística e musical de personalidades como Ma~e Menininha do Gantois, Joa~ozinho da Gome´ia e Manoel Falefa´. Através de imagens e sons raros, o documentário revisita terreiros de candomblé registrados por Turner e encontra remanescentes e memórias ainda vivas quase 80 anos depois.
Documentário, 76 min.
Direção: Gabriela Barreto
Sobre a mostra:
Com a criação e curadoria do Prof. Celso Luiz Prudente, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE chega à sua 19ª edição em 2023, dando continuidade ao trabalho cultural e acadêmico realizado ao longo dos anos. O projeto, que visa principalmente o cinema negro, abrange exibições de filmes, mesas de debates, palestras e a produção de um livro sobre a temática.
A mostra de filmes, exibidas presencialmente no Mezanino do Centro Cultural Fiesp, conta com 12 sessões de diferentes produções.
O tema geral da Mostra de 2023 é "D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga". O propósito é observar a dinâmica das relações étnico-cinematográficas da africanidade. Kabengele Munanga é professor e antropólogo que trouxe para o Brasil o estudo do racismo na Universidade de São Paulo – USP, com o intuito de contribuir para a superação da desigualdade social, promovendo o respeito à diversidade em um país multirracial como o Brasil.
Criação e curadoria: Prof. Celso Luiz Prudente
76 min