O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Oficinas Smart Lights - Luzes Inteligentes

Gisela Motta, Modular Dreams e Rejane Cantoni

Projeto: Parcerias/Projetos Locais - Artes Visuais

Ministério da Cultura e Centro Cultural Fiesp apresentam:

OFICINAS SMART LIGHTS - LUZES INTELIGENTES

 

As oficinas, de cunho prático e teórico, convidam os participantes a explorarem processos criativos e implicações poéticas do uso de diversas tecnologias na arte contemporânea, com os artistas Gisela Motta, Rejane Cantoni, Danilo Barros e Priscilla Cesarino, que trabalham na intersecção entre arte, tecnologia e luz . Cada oficina terá até 20 participantes e duração de 1h30. As oficinas acontecem como programação paralela e em parceria com a exposição Smart Lights - Luzes Inteligentes, que está em exibição no Farol Santander até dia 05 de maio.

 

OFICINAS:

02/05, 14h30 com Gisela Motta: 

"Processos Criativos"
Conheça a trajetória da artista e os desafios conceituais no uso de diversas tecnologias, assim como suas implicações poéticas.

03/05, 11h com Priscilla Cesarino e Danilo Barros (Modular Dreams):

"Explorando o Dreamdeck: Desafios e possibilidades"
Serão discutidas técnicas de design e uso de LEDs digitais para criação de experiências visualmente impactantes e interativas.

03/05,14h30 com Rejane Cantoni:

"Qual o futuro da arte?"
Uma conversa sobre insights, implementação e testes usando novas linguagens e ferramentas no desenvolvimento de projetos em arte e tecnologia.

 

SOBRE OS ARTISTAS:

Gisela Motta
Gisela Motta, São Paulo, BR – 1976, é artista plástica e professora. Nos últimos 25 anos desenvolveu sua pesquisa artística de forma coletiva na dupla Motta & Lima e no grupo Barreira Y. assim como em trabalhos solo. Participou de exposições no Brasil e exterior tais como a exposição individual “Contando Ovelhas Elétricas”; no Sesc Santo Amaro (SP), e 2016 e “Amazonie – Le chaman et la pensée de la fôret”, no Museu de Etnografia de Genebra (Suíça). Participou de residências na Finlândia (Helsinki International Artist Programme, 2007), na Inglaterra (Londres e Bristol, Artist Links, 2008), no Brasil (Recife, In.Situ.Ações, Mamam no Pátio, 2011) e no Canadá (International Artist Residency Programme, Vancouver Biennale, 2014). Gisela é codiretora do filme “Xapiri” (2012), sobre o xamanismo Yanomani.

 

Modular Dreams
Criado pelos artistas Danilo Barros e Priscilla Cesarino (ambos nascidos em São Paulo, SP, 1980 e 1979, respectivamente), o estúdio Modular Dreams trabalha a arte de forma expandida e imersiva. Seus principais elementos de linguagem são o movimento e a luz, sempre amarrados por uma coesão conceitual e estática. Sua visão e intento são, cada vez mais, borrar as bordas entre a arte e a vida através de suas ações e criações. Com essa missão, e alicerçadas na arte visual, suas obras assumem diversas formas como vídeos musicais, projeções mapeadas, cenografias interativas em LED art, performances audiovisuais, instalações site specific e arte impressa dos mais variados tamanhos e formatos. O Modular Dreams está entre os artistas mais relevantes e atuantes na cena cultural eletrônica de São Paulo, ajudando a formatá-la e conceituá-la desde o início de suas revoluções na capital, destacando-se por sua residência na festa Capslock, muitas intervenções na ODD e participações marcantes no festival holandês DGTL (em uma dessas participações, foram responsáveis por um palco inteiro e se apresentaram para mais de 10 mil pessoas, com uma excelente resposta do público e dos organizadores do festival). O estúdio ainda se destaca por ter realizado inúmeros trabalhos para marcas importantes como Natura, Rock in Rio, Netflix, Santander, Itaú Cultural, Museu da Imigração, Pixel Show, Red Bull, TNT, Casa de Criadores, T-Jamas, Santista Têxtil, O2 Produções, Agência Bullet e muitas outras. 

 

Rejane Cantoni
Rejane Cantoni (São Paulo, SP, 1959) é artista. Trabalha com instalações interativas, site specific, em grande escala. Convidada por instituições a criar obras em várias cidades em todo o mundo, desenvolve instalações inovadoras que oferecem mediações viscerais sobre como os indivíduos percebem e se comunicam nos espaços que habitam. Expôs no Ars Electronica (Linz, Áustria; Berlim, Alemanha; Cidade do México, México), The Creators Project (Nova York, EUA; São Paulo), ZKM | Media Museum (Karlsruhe, Alemanha), Glow and STRP Festivals (Eindhoven, Holanda), Moscow Biennale of Contemporary Art (Moscou, Rússia), Espacio Fundación Telefônica (Buenos Aires, Argentina), Copenhagen Contemporary Art Festival (Dinamarca), FILE – International Festival of Electronic Language (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre), Synthetic Times – Media Art China 2008 (Pequim, China), Zeebrastraat (Gent, Bélgica), Mois Multi (Québec, Canadá), Thingworld – International Triennial of New Media Art 2014 (Pequim, China), Ruhrtriennale 2014 (Duisburg, Alemanha), Asia Culture Center/ACC (Gwangju, Coreia do Sul), Wonderspaces (San Diego e Scottsdale, EUA), Wavelength (Shenzhen, Xangai, Pequim [China]), Floras (São Paulo, Rio de Janeiro; Bogotá, Colômbia; Lisboa, Portugal; Web3). Rejane é pós-doutora em artes, doutora e mestre em comunicação e semiótica, e mestre do Programa de Estudos Superiores das Tecnologias da Informação da Universidade de Genebra, Suíça. Antes de se tornar artista independente, foi vice-diretora e professora da Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. É membro da Interplanetary Initiative, Arizona State University, EUA. 

 

Todas as obras podem ser visitadas na exposição Smart Lights - Luzes Inteligentes, no Farol Santander, em São Paulo.

 

Duração:

90 min


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR