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As instituições culturais no processo de aprendizagem

InteligênciaPontoCom

Projeto: InteligênciaPontoCom

O InteligênciaPontoCom, um projeto multilinguístico que promove Bate-papos mensais entre o público e os principais criadores da Arte, Cultura e Sociedade. Os temas tratados são de relevância na Literatura, Artes Visuais, Cinema, Filosofia, Sociologia, Esporte, Música, Teatro e Saúde. Por isso, é imprescindível que a programação proporcione pensadores e formadores de opinião especialistas.

Para a edição do mês de agosto, o tema será: As instituições culturais no processo de aprendizagem, que visa abordar os elos entre a Cultura e a Educação para o fomento do conhecimento.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), órgão criado para fomentar as relações sociais por meio de práticas educativas, a partir da década de 1970, participou do discurso internacional com um documento formativo de 1972, o “Learning to be: the Faure report” [Aprendendo a ser: o relatório de Faure] que firmou metas quanto à ‘educação ao longo da vida’ (lifelong education) e à ‘sociedade de aprendizagem’ (learning society)” (MARANDINO, p. 812, 2017).

Esse documento dividiu a educação em 3 categorias: a educação formal, que é o sistema educacional cronologicamente separado, desde à Educação Básica ao Ensino Superior, abrangendo também o Ensino Técnico e de Idiomas, que são hierarquicamente definidos e organizados pedagogicamente com uma estrutura curricular, sistema avaliativo e classificação.

A seguir, a educação informal, que diz respeito às aprendizagens obtidas ao longo da vida do indivíduo no trabalho, nas atividades de lazer, entre familiares, amigos e colegas, perpassadas no cotidiano e nas experiências midiáticas e literárias, como o acesso aos jornais de notícia, palestras, filmes, diferentes gêneros literários, etc.

Por último, a educação não formal, que será foco deste Bate-papo, referindo-se aos espaços voltados para difundir a educação, possuindo objetivos de aprendizagem, mas que estão fora do sistema educacional formal. Esses espaços podem, concomitantemente, participar da comunidade escolar em passeios e atividades extraescolares, como os museus, zoológicos, planetários, centros culturais, etc.

É nessa categoria que as instituições culturais atuam na disseminação do conhecimento, em espaços não formais que produzem diversas atividades educativas para um público amplo, formado por alunos, professores, demais colaboradores da comunidade escolar e profissionais de outros setores, como saúde, esporte e lazer.

Assim, o objetivo deste InteligênciaPontoCom é debater e refletir sobre o papel das instituições culturais no desenvolvimento da aprendizagem, objetivando perceber os desafios e superações que marcam o seu impacto para a democratização da sociedade.

Uma vez em que tais instituições participam do processo educativo, através da criação de eventos e oficinas, com a Equipe do Educativo, colaboram para o progresso de uma sociedade mais justa e igualitária.

É nesse sentido que este tema é tão relevante para ser debatido no Teatro SESI São Paulo, localizado no Centro Cultural FIESP, pois evidencia as oportunidades que os seus espaços disseminam, tanto para as visitas agendadas pelas escolas, como para o público espontâneo.

Desse modo, ao semear o conhecimento através da Arte e da Cultura, as produções realizadas pela instituição SESI-SP Cultura, nas linguagens de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura, contribuem para a formação educativa e cultural de cidadãos críticos.

Participarm dessa edição:

Cláudia Vendramini

Diogo de Moraes

Adriana Couto (Didi Couto) , como mediadora

 


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