Duração 1 hora
O evento compreende a visitação combinada às três exposições disponíveis no centro cultural. Dentro das medidas de prevenção contra o COVID-19, essa é a única visitação permitida no momento. Para participar, é necessário ler e concordar com o termo de aceite, disponibilizado após as sinopses das exposições.
Galeria de Arte
Destinos, O Homem Inventa o Homem - em cartaz até 07/03/2021
José Roberto Aguilar
A mostra coloca em foco a “balbúrdia criativa” de José Roberto Aguilar (São Paulo, 1941) – nas palavras dele próprio. Os 69 trabalhos, inéditos na sua quase totalidade, oferecem uma panorâmica da pulsação única e original de Aguilar, que comemora 60 anos de atividade, abraçando a pintura gestual, a explosão de cor, a signagem - imagética, do suporte e da palavra.
A exposição divide-se em duas partes. Na primeira, desfilam âncoras da história do Ocidente, em telas que representam filósofos gregos, artistas, invenções, revoluções e até o futuro. Já para a segunda parte, Aguilar propõe um jogo de personagens/arquétipos. São 35 trabalhos identificados com um destino – como os do atleta, do erótico, do místico, do carnavalesco. A proposta é escolher um número, de 1 a 35, e procurar o quadro e a explicação de seu destino.
Espaço de Exposições
Conexões Urbanas - em cartaz até 02/05/2021
Curadoria de Baixo Ribeiro
A exposição conversa com a cidade, apresentando todo um universo pop que envolve a cultura urbana do século XXI, passando pela HQ, skate, poesia urbana e lambe-lambes, light art, entre outras. São exibidos desde os tradicionais murais de graffiti até obras de múltiplas linguagens criadas pelos artistas Alê Jordão, Coletivo BijaRi, Daniel Melim, Guilherme Teixeira, Jaca, Mariana Martins, NarcélioGrud, Rafael Silveira, Tec e participação especial de Liquid Media Lab.
A exposição propõe, ainda, um instigante “Mapa Afetivo” de lugares para serem visitados em São Paulo, a partir de indicações feitas pelos artistas de Conexões Urbanas - um convite à reflexão sobre a cidade.
Galeria de Fotos
O Norte sem norte: fotografias de Elza Lima - de 21 de janeiro a 1º de agosto de 2021
Curadoria de Eder Chiodetto
O Norte sem norte: fotografias de Elza Lima é uma mostra inédita de uma das mais importantes fotógrafas paraenses em atividade. Nascida em Belém do Pará, em 1952, Elza Lima encontrou em sua infância uma inesgotável fonte de inspiração. Ela retrata o interior da região amazônica por meio de um mergulho fundo em seus sonhos de menina, rememorando as histórias que seu avô contava para ela e invocando o imaginário enriquecido e ampliado por meio da literatura, da música e da mitologia locais.
A exposição apresenta partes das memórias da artista - as festas populares, a pesca, as moradias, as brincadeiras infantis, um universo inteiro de referências visuais e simbólicas através de narrativas sublimes e sensoriais.
Seja bem-vindo(a) ao Centro Cultural Fiesp! Agradecemos pela preferência por nossa programação cultural. Para que você possa aproveitar bem a sua visita, gostaríamos de repassar algumas orientações: O uso de máscara é obrigatório. Orientamos a chegada no espaço com 5 minutos de antecedência ao horário marcado. Lembramos que a chapelaria do Centro Cultural Fiesp não estará funcionando. Pedimos, por gentileza, para que evitem trazer malas, mochilas e grandes volumes. Assim você aproveitará melhor a sua visita e evitará possíveis incômodos aos demais visitantes. Favor atentar-se quanto ao distanciamento social necessário de, no mínimo, 1,5m. Atente-se também às sinalizações dos espaços e às orientações dos nossos funcionários. A entrada no Centro Cultural Fiesp está condicionada à aferição da temperatura corporal, sendo 37,5°C o limite máximo permitido. Para a sua segurança e dos demais visitantes, disponibilizamos totens de higienização das mãos com álcool em gel em todos os nossos espaços. Informamos que o tempo máximo de permanência no Centro Cultural Fiesp será de 1 hora. Desejamos uma excelente visita!
Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313 - Sede
Evento gratuito - Venda proibida