O grupo de percussão À4 apresenta o espetáculo “Brasilidades”, que propõe uma experiência sonora que entrelaça elementos da cultura popular brasileira com a linguagem da música contemporânea para percussão. Através de obras autorais e de compositores brasileiros, o grupo promove um mergulho nos ritmos e timbres tradicionais, ressignificados com técnicas modernas e abordagens criativas, incluindo o uso de objetos do cotidiano, como copos, como elementos musicais.
O repertório é exclusivo para instrumentos de percussão oriundos de várias partes do mundo e, na sua maioria, de tradição cultural brasileira. As obras levam o ouvinte a uma viagem musical por variados timbres, ritmos e expressões que se apresentam ao longo do concerto. Desde as crianças até adultos de todas as idades, são convidados a esse cenário cênico-musical, que possibilita interações através de brincadeiras e improvisos enlaçados com o repertório a ser apresentado.
Jefferson Silva
Rodrigo Mendes
Renan Ladislau
Thiago Martins
À4 é um grupo de percussão, de berço paulistano, que busca a difusão da música para a percussão no Brasil. Formado em 2017, tem explorado diversas formações desde a sua fundação, tendo já se apresentado em formato de duo, trios, quartetos e até mesmo acompanhado por banda sinfônica (em formato de concerto). Por executar obras contemporâneas para percussão, o grupo sempre contou com percussionistas atuantes no cenário musical nacional e atuantes em orquestras como: Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Filarmônica de Goiás, entre outras. O Grupo À4 criou um currículo extenso durante esses anos de atuação, apresentando espetáculos em diversos teatros e espaços culturais como: Museu de Artes Contemporânea da USP (MAC), Biblioteca do Memorial da América Latina, Instituto Federal de São Paulo, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto de Artes da UNESP, entre outros.
Em 2018 o grupo gravou o primeiro DVD no Espaço da Biblioteca do Memorial da América Latina e em 2019 fizeram a gravação do 1º EP, intitulado “Mantra”, no estúdio da Fábrica de Cultura do Parque Belém. Neste mesmo ano, o grupo foi convidado pela Banda Juvenil do Projeto Guri para solar o “Concerto Pour Trois Percussions et Orchestre D ́ Harmonie”, de Emmanuel Séjourné. Atualmente, o Grupo À4 tem se debruçado sobre o desenvolvimento do espetáculo “Brasilidades”.