Título original: Trago comigo
Brasil, 2016, exibição digital, colorido
Telmo (Carlos Alberto Riccelli), um ex-membro da luta armada contra a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), preso e posteriormente exilado político, é um diretor de teatro na cidade de São Paulo. Quando é convidado para dar uma entrevista, se dá conta de que não tem memória alguma dos meses que passou clandestino e de como aconteceu sua prisão. Através da peça de teatro que passa a montar junto com seu jovem elenco, Telmo vai estabelecer um diálogo com as novas gerações, mergulhar na sua própria história e na história de seu país, envolvendo sua militância e encarceramento, revelando para si e para todos aquilo que, de tão doloroso, preferiu esquecer.
O filme "Trago comigo" integra a Mostra Cine SESI-SP "Brasilidades", que acontece nas unidades do SESI-SP participantes no período de 4 de agosto a 7 de setembro de 2025.
O cinema brasileiro possui uma trajetória marcada por altos e baixos, com períodos de grande prestígio e outros de quase total estagnação na produção. Apesar dessas oscilações, ele sempre foi uma ferramenta essencial para retratar a diversidade cultural, social e histórica do Brasil.
A Mostra Cine SESI-SP “Brasilidades” celebra a riqueza cultural nacional ao reunir produções contemporâneas que exploram temas como memória, afeto, identidade e pertencimento. Mais do que entretenimento, os filmes apresentados proporcionam ao público uma oportunidade de reflexão sobre quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.
Programação completa dos filmes que compõem a mostra:
Capitu e o capítulo
Diário de Viagem
Trago comigo
Um broto legal
Uma família feliz
Confira na página principal de "eventos" a agenda de exibições dos demais filmes.
Apoio: Pandora Filmes
Fotos: Jacob Solitrenick
Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Georgina Castro, Julio Machado, Emilio di Biasi.