O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Oficina de Tintas de Terra

Gilberto Junior

Projeto: Ocupação Artística no SESI-SP

 

Oficina de tintas de terra demonstrando os usos culturais das tintas naturais, o uso das tintas na história da arte, a técnica de produção de tintas naturais e a experimentação em pintura artística.

O objetivo é capacitar o participante a produzir sua própria tinta, com materiais acessíveis, de baixo custo e baixo impacto. Transmitir o conhecimento acerca da produção de tintas de terra e introduzir a pintura com tintas naturais, possibilitando a substituição das tintas convencionais pelas tintas naturais artesanais.

A oficina faz parte da Ocupação Artística Ruptura de nós, em cartaz até 16 de abril de 2023, no Espaço Café do Centro Cultural Fiesp.

 

Carga horária: 3 horas

Quantidade de vagas: 20 pessoas

Público-alvo: artistas, artesãos e pintores, a partir dos 20 anos

 

O Artista

Gilberto Junior é arquiteto, urbanista e artista visual. Busca em seu trabalho explorar o uso de materiais naturais, principalmente a produção e aplicação de tinta de minerais a base de terra e argila em pintura artística que se desdobra em diversas outras linguagens como: intervenções urbanas, grafite, living painting, performances e land art.

Sua pesquisa busca o contato com conhecimentos ancestrais na produção de tintas, técnicas de pintura e técnicas construtivas para produção de suportes, pensando na relação do material e da técnica de um ponto de vista cultural e sua relação com o meio ambiente. Esse contato com a terra trouxe ao artista um processo de autoconhecimento, reforçando sua ancestralidade indígena e africana. Busca representar pessoas ou culturas que possuem fortes ligações com o território, relacionando assim terra, corpos e territórios; terra como material de pintura e matéria de composição dos corpos, corpos como representação de portadores de cosmo visões, de culturas e subjetividades e territórios como contextos, espaços físicos e natureza, todos com suas energias e memórias interagindo.

Atua em exposições, pintura de murais, quadros, pinturas coletivas, performance, land art (site specific), projetos sociais e oficinas de tintas de terra.

 

Duração:

180 min


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR