O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Oficina de Xilogravura

Bacaro Borges e Pablo Borges

Projeto: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp

A Xilogravura é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. Esse processo é muito parecido com o carimbo. Na xilogravura, a madeira é entalhada com a ajuda de um instrumento cortante, formando a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida, com um rolo de borracha embebido com tinta, toca-se apenas as partes elevadas do entalhe.

As oficinas terão como foco principal, a teoria inicial de como se faz uma xilogravura, utilizando primeiramente o desenho, depois a utilização de ferramentas como goiva, formão, faca, lixa, tinta, rolo de impressão, etc., e para finalizar, a impressão em papel A3. Ao final da oficina, os participantes terão sua própria matriz e sua xilogravura impressa.

As oficinas serão administradas pelos artistas Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos de J. Borges, que contam com bastante experiência nessa área da xilogravura.

 

Carga horária: 3 horas, com 30 minutos de intervalo

Quantidade de vagas: 20 pessoas

Público alvo: a partir de 14 anos

 

Os Artistas (Oficineiros)

 

Bacaro Borges

Xilogravura do artista Bacaro Borges, filho mais novo de José Francisco Borges (J. Borges). Bacaro cuida de todo o processo de criação da xilogravura, desde o entalhe, a pintura e impressão. Apesar da pouca idade, se destaca pelo talento e posicionamento em suas obras, usando a mesma técnica da xilogravura que consagrou seu pai.

 

Pablo Borges

Baseada na literatura de cordel, a xilogravura retrata a cultura, as tradições e o cotidiano nordestino. Herdeiro do Mestre J. Borges, Pablo honra o legado de desenho e dá continuidade à arte da xilogravura. Já ministrou diversas oficinas de xilogravuras no Brasil e em outros países como China, França, Argentina, etc.

Duração:

210 min


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR