O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Dança, corpo e movimento

a efemeridade contemporânea do tempo

Projeto: InteligênciaPontoCom

Para a edição do mês de julho, o tema será “Dança, corpo e movimento: a efemeridade contemporânea do tempo” que pretende abordar a aceleração dos corpos nos dias atuais, que se configura no fazer artístico em dança, assim como na nossa vida cotidiana.

É conhecido que os processos de ensino-aprendizagem em dança pelo mundo têm suas especificidades, caminhos e formas de serem feitos e apreendidos. Leva tempo para que as técnicas em dança sejam entendidas pelos corpos praticantes.

Para um panorama, acerca de uma das técnicas em dança, o Ballet Clássico, são 8 anos contínuos para formar um (a) bailarino (a). Além da temporalidade de aprendizado técnico, as questões artísticas, estéticas e cênicas precisam continuar sendo desenvolvidas.

Nesse sentido, o pensamento contemporâneo em dança e do seu ensino-aprendizagem, se desenvolveu com a lentidão processual, ou seja, uma lentidão de cunho artesão, que demanda tempo e espaço para que seja construída.

Dessa forma, a conversa proposta para este InteligênciaPontoCom, é um diálogo reflexivo que busca analisar os corpos na contemporaneidade, mediante ao crescimento de plataformas como o Tik Tok, que popularizaram a dança, em vídeos rápidos e curtos, como se fossem pílulas de consumação imediata e instantânea.

Além disso, busca pensar acerca do advento da internet e redes sociais, através da compreensão de como estas ferramentas mudaram a nossa percepção corporal e como afetaram o fazer em dança, no âmbito de produção, apreciação e ensino.

Nesse bate-papo teremos Jussara Miller, bailarina, coreógrafa, diretora, preparadora corporal e professora de dança contemporânea e educação somática, com atuação artística em processos colaborativos de criação entre as linguagens: dança, teatro, literatura, fotografia e vídeo e Marcus Moreno, Mestrando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo. Possui especialização em Técnica Klauss Vianna pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Licenciatura em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR