O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Sesi Araraquara Basquete coroa mais um ano do projeto com 3º lugar na LBF

A jovem equipe do interior paulista conquista mais um feito nos seus quatro anos de existência

A jovem equipe do interior paulista conquista mais um feito nos seus quatro anos de existência

 Por: Amanda Demétrio, Sesi-SP
22/07/202216:17- atualizado às 10:50 em 16/01/2023

União, força e muito trabalho, são alguns adjetivos que caracterizam a jovem equipe feminina de basquete do Sesi-SP. Atual campeão Paulista, o grupo de Araraquara encerrou, nesta semana, sua terceira participação na Liga de Basquete Feminino – LBF, com mais um triunfo. Em sua melhor campanha em uma LBF, o Sesi Araraquara Basquete ficou com o 3º lugar do principal torneio nacional da modalidade.

Formada em 2018, a equipe já chama atenção e incomoda os adversários. Além de ter na equipe jogadoras que figuram na seleção brasileira, e ter contado com a passagem de alguns dos principais nomes do basquete brasileiro, como Débora Costa e Tainá Paixão, o projeto se diferencia por apostar no seu trabalho de formação, com meninas oriundas das categorias de base e do programa Atleta do Futuro, como Mariane Carvalho.

Nesses quatro anos de história, o time de Araraquara já soma quatro participações no Campeonato Paulista, com um 3º lugar em 2020 e o título de campeãs em 2021, e três disputas da LBF, chegando em 2022, pela primeira vez, na semifinal e conquistando um 3º lugar entre as equipes do Brasil.

“Fizemos um trabalho maravilhoso nesses cinco meses, as meninas ao longo da competição se comprometeram e se empenharam muito. Senti que fizemos um trabalho de qualidade e continuaremos fazendo, isso faz parte do processo e temos certeza de que iremos evoluir muito ainda. O nosso terceiro lugar já nos qualifica para a disputa de um Sul-Americano no ano seguinte. Isso tudo é fruto do nosso trabalho e temos que celebrar e comemorar”, comentou João Camargo Neto, técnico da equipe.

Nascido em Itapeva, interior de São Paulo, Camargo é técnico de basquete há 36 anos e tem no currículo mais de 20 títulos no comando de equipes da base, adulta e da Seleção Brasileira. Eleito o Melhor Técnico da edição 2021 da LBF, o treinador chegou ao Sesi Araraquara Basquete no final do ano passado com o objetivo de somar e alavancar um grupo que tinha acabado de se tornar campeão Paulista.

“O que me fez tomar a decisão de vir para Araraquara é saber que o projeto do Sesi-SP é muito forte. Meu propósito sempre foi entregar tudo o que posso para fortalecer a equipe e fazer com que ela seja ainda mais vitoriosa. Trabalhamos para que o Sesi Araraquara também fosse campeão da LBF 2022, mas demos um salto muito importante na história da equipe ficando com a terceira colocação”, finalizou João Camargo.

Foto: Ellen Costa/Sesi Araraquara


Se fora das quatro linhas a equipe conta com um nome de peso, dentro delas a história não é diferente. No jovem grupo, o Sesi Araraquara Basquete conta com nomes promissores do cenário da modalidade. Além de jovens promessas vindas das categorias de base do Sesi-SP, João Camargo conta ainda com Gabriella “Sossô”, Letícia Josefino, Mariane Carvalho e Aline Moura, recentemente convocadas para representar o Brasil no Sul-Americano de San Luis, na Argentina, em agosto.

Um dos destaques da temporada, iniciou no esporte aos 8 anos, no atletismo, e migrou para o basquete aos 12. De lá para cá já soma um ouro (2018) e um bronze na LBF (2022), um ouro no Pan-Americano de Lima (2019) e um ouro no Campeonato Paulista (2021), além de premiações individuais. Membro do Sesi Araraquara Basquete desde o início do projeto, em 2018, Aline Moura, encerrou a edição 2022 da LBF com 9 troféus de MVP da partida.

“Pra mim é gratificante demais viver tudo isso. Eu que estou nesse projeto desde o primeiro dia, sei da luta diária que é para este crescimento, e me orgulho demais por tudo que estamos apresentando. Eu me sinto muito feliz com a nossa equipe e com a meu crescimento também, porque é fruto do meu trabalho. Tem a cobrança interna e externa para estar sempre melhor e isso me motiva”, comentou a ala-pivô, que que está com a seleção brasileira na Argentina, para o Sul-Americano de San Luis.

"Estar com jogadoras experientes na seleção agrega demais para esse crescimento, e acredito que posso apresentar muito mais, sigo trabalhando para estar melhor dia a dia. Agora estou focada nos treinos da seleção, estamos em busca do título Sul-Americano e estamos trabalhando duro para trazer esse ouro para o Brasil”, finalizou.

Agora o grupo vira a chave e as atenções para o Campeonato Paulista 2022, que inicia dia 19 de agosto. O Sesi Araraquara Basquete estreia no dia 24 de agosto, às 19h30, em casa, jogando contra a equipe de Sorocaba.

Foto: Ellen Costa/Sesi Araraquara

 

Leia também