O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Representando o Brasil, velocistas do Sesi-SP conquistam 5 medalhas no Sul-Americano de Atletismo

Os atletas foram destaques em suas respectivas provas garantindo a pontuação no ranking da World Athletics que qualifica para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os atletas foram destaques em suas respectivas provas garantindo a pontuação no ranking da World Athletics que qualifica para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

 Por: Elaine Casimiro, Sesi Santo André
08/06/202113:57- atualizado às 12:00 em 18/01/2022

A seleção brasileira foi a grande campeã do 52º Sul-Americano de Atletismo Adulto em Guayaquil, no Equador. O campeonato garantiu alta pontuação no ranking da World Athletics, uma oportunidade de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

O time Brasil conquistou 49 medalhas, sendo 26 de ouro, 11 prata e 12 bronze. Os três velocistas do Sesi-SP, Felipe Bardi dos Santos, Erik Felipe Cardoso e Lucas Conceição Villar fizeram parte desses resultados com desempenhos tão importantes.

“Estamos muito felizes com os resultados dessa competição que é a principal da América do Sul e extremamente importante para corrida olímpica. Com os nossos atletas tivemos 100% de aproveitamento em suas provas e, com isso, os nossos objetivos foram alcançados. Nossos trabalhos continuam para que os nossos atletas consigam a classificação para as Olímpiadas por índice ou ranking”, declarou o treinador da equipe de atletismo do Sesi-SP, Darci Ferreira que atuou no Sul-Americano como técnico de área nas provas de velocidade. 

Destaque da competição, Felipe Bardi foi campeão dos 100m e 200m, com as marcas 10.10 e 20.40, respectivamente. Com essas vitórias, ele já está classificado para o Mundial de Atletismo em Oregon, nos Estados Unidos, previsto para acontecer em julho de 2022. Além disso, Bardi aumentou suas chances de conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos.

“Momento inédito na minha carreira. Um título que eu desejava muito e nessa minha terceira participação no Sul-Americano consegui chegar ao lugar mais alto do pódio. Conquistei três medalhas de ouro em todas as provas. Neste ano, corri melhor os 200, sei que tenho muito a crescer, mas quem sabe buscar o índice olímpico nessa prova. O revezamento 4x100m está excelente, Erik passando o bastão para mim é o meu companheiro de treino. Nessa competição senti que estava em casa com os meus companheiros de equipe e fiquei muito feliz”, declarou Bardi, o atleta mais rápido da América do Sul nos 100m.

No pódio dos 200m, teve dobradinha brasileira com atleta do Sesi-SP. Ao lado de Bardi, Lucas Villar conquistou a medalha de prata com o tempo 20.62. “Foi minha estreia na seleção brasileira na categoria adulta e a experiência foi incrível, uma inspiração estar ao lado de grandes medalhistas olímpicos que fizeram história. Sem contar que fiquei muito feliz com o resultado dos 200m ao lado do meu parceiro de equipe, Bardi”, relatou Lucas.

E para fechar a participação dos atletas do Sesi-SP na seleção brasileira com chave de ouro, os velocistas Erik Cardoso e Felipe Bardi integraram o grupo de revezamento junto com Derick Souza e Bruno Lins, conquistando o título de equipe campeã do 4x100m masculino, com a marca 39.10. “Foi uma experiência incrível trazer esse título para o Brasil no revezamento 4x100 ao lado do Felipe e outros companheiros. Tenho muito a agradecer ao Sesi por essa oportunidade e a todos que nos apoiaram”, contou Erik.

Agora os atletas se preparam para o Troféu Brasil de Atletismo, última competição nacional para buscar o índice para os Jogos Olímpico, que será disputado de 10 a 13 de junho no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.