Saiba mais sobre os cursos livres oferecidos pelo SESI-SP

Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos de iniciação musical em instrumentos de Cordas Dedilhadas (violão e ukulele), Iniciação ao Canto, Cordas Friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico) e Banda Marcial.
São cursos livres, gratuitos, de caráter não profissionalizante e não é necessário possuir o instrumento. Os Núcleos de Música promovem o acesso à música de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, social e artístico dos alunos através de metodologia própria do SESI – SP.
O curso é oferecido em 17 unidades do SESI-SP, abrangendo: AE Carvalho, ESC Atibaia, Araras, Bauru, Diadema, Guarulhos, Escola SESI 222 São Caetano do Sul, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Escola SESI 390 Pirassununga, Rio Claro e São Carlos. A idade mínima de participação é de 7 anos.
As aulas são em grupo, têm duração de 1h30, uma vez por semana e desenvolvem a coordenação motora, o trabalho em equipe, a socialização, ritmo e percepção auditiva, entre outros aspectos do ensino de instrumento, permeados por exercícios lúdicos, apreciação musical e metodologia de acordo com a idade da turma.
Camerata SESI - SP
São pequenos grupos orquestrais que contam com alunos bolsistas do próprio Núcleo, proporcionando o aperfeiçoamento, a experiência para o mercado profissional e apresentações para diversos públicos.
Hoje, atua nas cidades de Bauru, Diadema, Indaiatuba e Jundiaí.
Método SESI – SP de Ensino de Música
O projeto contempla a metodologia própria do SESI-SP e contém três livros didáticos (dois volumes destinados a alunos e um volume aos instrutores). Assim, o SESI-SP oferece um pacote de ferramentas pedagógicas, gerenciais e de capacitação em música, colaborando para o crescimento pessoal e artístico dos participantes.
Festival Allegretto
Surgiu por uma ação local em 2022 como Academia Orquestral, hoje chamado de Festival Allegretto oferece aos alunos de cordas friccionadas (violino, viola d'arco, violoncelo e contrabaixo acústico) dos Núcleos de Música do SESI-SP, uma rica experiência musical que proporciona o aprimoramento técnico, social, artístico e cultural de seus participantes. Ao longo do festival pedagógico, os alunos participam de ima imersão musical com master classes, ensaios de naipe e de orquestra, bate-papos, e atividades musicais especialmente preparadas a eles. As atividades são conduzidas pelo corpo técnico do SESI-SP, com participação de Instrumentistas da Bachiana Filarmônica SESI-SP e Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP.
CORDAS DEDILHADAS
Violão, ukulele e cavaco (somente na Faculdade Zumbi dos Palmares)
É oferecido em Bauru, Jundiaí e Santana de Parnaíba e na parceria com o Instituto El Elyon e Faculdade Zumbi dos Palmares para pessoas a partir dos 8 anos de idade.
O curso é em grupo, tem duração de 1h30, uma vez por semana, dividido em turmas de acordo com a faixa etária. O aluno aprende a ler partituras e cifras conhecendo músicas populares e eruditas. As aulas estimulam a coordenação motora, a sociabilidade, postura, percepção auditiva e o trabalho em grupo, além de diversos outros benefícios artísticos e sociais.
O curso de Iniciação ao Canto é oferecido gratuitamente em 25 unidades da Rede Escolar SESI-SP, por meio de uma parceria entre a Gerência Executiva de Cultura e a Gerência Executiva de Educação e no Instituto El Elyon com os cursos de Canto Coral e Musicalização Infantil. O objetivo é aprimorar a experiência pedagógica dos alunos e desenvolver seus aspectos socioemocionais.
As aulas ocorrem uma vez por semana, com 1h30 de duração, prioritariamente no contraturno escolar, seguindo uma abordagem de ensino coletivo. O número de vagas varia entre 8 e 32 por turma, conforme a capacidade de cada unidade.
Durante o curso, os alunos aprendem técnica vocal com foco na autopercepção, respiração e organização corporal para o canto. A percepção auditiva é estimulada por meio de canções populares brasileiras e jogos musicais, além da exploração dos parâmetros musicais previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular do SESI-SP.
Além do aprimoramento vocal, o curso incentiva o trabalho em equipe, a percepção das emoções e a interação com alunos de diferentes turmas. Os estudantes também têm a oportunidade de se apresentar em escolas e teatros do SESI, aprimorando a performance de palco e desenvolvendo confiança na expressão artística.
Unidades da rede escolar SESI – SP
Oferecido na Escola SESI 349 Araçatuba, é voltado aos Centros Educacionais como meio de educação musical com o ensino de instrumentos de sopros e percussão e ainda coreografia composto pelo corpo coreográfico e baliza. Unindo música, marcha e dança, a banda marcial participa de eventos culturais do SESI e comemorações da cidade.
Com a junção da música, marcha e coreografia, a Banda Marcial estimula o trabalho em grupo, a resistência física, o desenvolvimento motor, respiração, percepção musical.