O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Sesi-SP lança novo curso de Gestão de Projetos Culturais, agora para todo país

As inscrições vão até 18 de julho, com a possiblidade de escolha em duas modalidades, completamente online ou com a opção do estágio presencial no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo.

 Por: Sesi São Paulo
09/06/202212:22- atualizado às 12:51 em 09/06/2022

Já estão abertas as inscrições para a aguardada segunda turma do curso de aperfeiçoamento em Gestão de Projetos Culturais, realizado em parceria entre o Centro Cultural Fiesp (CCF) e a Faculdade Sesi de Educação, até o dia 18 de julho de 2022, pelo site.

Atendendo às inúmeras solicitações, a novidade é que agora os estudantes poderão escolher entre as modalidades online ou aulas a distância, incluindo o estágio presencial no Centro Cultural Fiesp, que fica na Avenida Paulista, em São Paulo. 

A formação é destinada a produtores culturais, artistas, com ou sem experiência, estudantes e interessados em trabalhar no setor cultural. Com certificado de aperfeiçoamento, a carga horária é de aproximadamente 6 meses. As aulas estão previstas para iniciar no dia 1º de agosto.

Como exemplo dos resultados para os participantes, um dos alunos da primeira turma foi o produtor e gestor cultural, Arthur Henrique Comparini Maia. Durante a formação, ele teve seu projeto aprovado no edital de cultura para circular com o espetáculo nos teatros do Sesi-SP. 

"Foi um dos melhores cursos que eu já fiz. Acessível e composto por profissionais envolventes, com longa experiência no setor artístico e cultural, que nos proporcionaram vivências sobre como fazer uma produção cultural", conta Maia. 

O aluno havia acabado de se formar como bacharel no curso de Artes Cênicas, já havia trabalhado com algumas produções e enxergou no curso uma possibilidade de aprofundar seus conhecimentos. 

Sobre o estágio presencial, ele relata que foi essencial para o seu desenvolvimento e lembra que um dos pontos altos foi pode conhecer a produção da orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP. “Pude conhecer os produtores, atores, bastidores e todas as pessoas envolvidas em uma produção", destaca. 

Para Arthur, as perspectivas profissionais são as melhores possíveis. "Agora eu consigo identificar melhor o que é preciso para realização de um projeto. Quando trato de uma lei de incentivo, por exemplo, consigo ter um panorama completo, do ponto de vista técnico, artístico, burocrático e financeiro. Hoje, estou produzindo e realizando meus próprios projetos”, conclui. 

Diferencial da Parceria Centro Cultural Fiesp e Faculdade Sesi de Educação 

Um dos diferenciais do curso é que os estudantes poderão vivenciar o dia a dia do Centro Cultural Fiesp, relevante equipamento no cenário cultural paulistano, no coração da Avenida Paulista. Artes cênicas, visuais, audiovisual, literatura e música, estão reunidos em um só lugar, na instituição que soma mais de 70 anos de experiência, desde os tempos do Teatro Popular do Sesi-SP.

Como parte dessa história, a formação sempre esteve no foco de atuação do Sesi-SP, que junta-se à Faculdade Sesi de Educação com o objetivo de profissionalizar e capacitar, oferecendo suporte técnico, teórico e prático sobre o fazer cultural na contemporaneidade. 

O Coordenador pedagógico, Hugo Nunes ressalta que a parceria entre Faculdade e Centro Cultural Fiesp tem sido de fundamental importância para o êxito na realização do curso. 

"Partindo do pressuposto que somos uma instituição que tem em seu DNA a educação, tecer parcerias com instituições culturais é fundamental para o crescimento de ambas. Quanto mais proximidade tivermos, mais amplo será o alcance das ações da instituição em proporcionar para as pessoas acesso à educação, a qual se dá em diferentes ambientes formativos, além do espaço escolar. 

A viabilização da parceria entre as duas entidades foi possibilitada a partir do momento que cada instituição entrou com a sua expertise técnica e infraestrutura, conforme explica a coordenadora técnica, Anna Helena Polistchuk. "A Faculdade, entrou com toda a sua estrutura e precisão na área pedagógica. A equipe do Sesi-SP entrou com todo o conhecimento técnico na área da Cultura”. 

A coordenadora ainda ressalta que outro ponto essencial do curso é a qualidade do seu corpo docente integrado por profissionais com grande experiência no setor cultural. 

"A primeira turma foi uma grata alegria, estávamos todos muito ansiosos e animados com o primeiro curso e não nos decepcionamos. Diversidade de conhecimento na área de cultura, algumas pessoas com grande experiência e outras ainda iniciando no mundo da gestão cultural. Foi uma turma dinâmica, participativa, criativa e empática. A expectativa para essa turma é aumentar ainda mais o potencial do curso, ampliando horizontes e alcances”, finaliza.

Serviço:

Curso: Gestão de Projetos Culturais

Inscrições: até 18 de julho

Duração: 105h online ou 120h (online + estágio)

Certificado de aperfeiçoamento.

Investimento:

6x de R$ 233,33 (online) | 6x de R$ 266,66 (online + estágio)

Descontos:

10% pagamento à vista.

Até 40% para grupos fechados (variação de acordo com número de alunos).

20% para profissionais das escolas públicas e rede Sesi/Senai.

Endereço: Atividades presenciais no Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1313. São Paulo – SP.

Mais informações:

(11) 3833-1097 | WhatsApp (11) 93440-3922

contato@faculdadesesi.edu.br  

Leia também