O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

SESI-SP abre inscrições para Núcleos de Artes Cênicas, Dança e Música

Saiba mais sobre os cursos livres oferecidos pelo SESI-SP para iniciação em linguagens artísticas. Inscrições podem ser feitas até 4 de agosto

Saiba mais sobre os cursos livres oferecidos pelo SESI-SP para iniciação em linguagens artísticas. Inscrições podem ser feitas até 4 de agosto

 Por: Mariana Soares | Comunicação SESI-SP
26/06/202310:52- atualizado às 11:38 em 11/09/2023

Estão abertas as inscrições para os Núcleos de Artes Cênicas, Dança e Música do SESI-SP. Os cursos estão disponíveis em várias unidades do estado e a proposta é proporcionar o contato do público em geral com as mais variadas manifestações e linguagens artísticas. A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica de todos e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social.

 

As inscrições para os cursos do Núcleo de Artes Cênicas SESI-SP ficam abertas de 13 de julho a 28 de julho.

As matrículas para novas turmas do Núcleo de Artes Cênicas são para pessoas a partir de 8 anos de idade. As atividades têm por intuito estimular processos de aprendizagem teatral por meio da prática e da experimentação cênica contribuindo para formação humana e percepção crítica e corporal dos alunos.

Os cursos oferecidos gratuitamente pelos NACs proporcionam a vivência da prática teatral e são dirigidos a todos os extratos sociais, inclusive profissionais de outras áreas, facilitando o acesso ao fazer e ao apreciar artístico. Compreendendo a arte como expressão simbólica, os cursos livres do NAC contribuem na formação sensível e intelectual de seus alunos.

As aulas acontecem, em sua maioria, nos palcos dos teatros da rede SESI-SP e são ministradas por especialistas da área, representantes das artes no interior e centro expandido de São Paulo, preocupados em garantir o mergulho criativo e facilitar a transposição do conhecimento artístico para outras esferas e situações de vida.

Os cursos são divididos em Módulos:

  • Módulo Fixo: com cursos de iniciação teatral oferecidos semestralmente. Tem carga horária total de 30 horas.

  • Módulo Móvel:  com oficinas dos mais variados relacionados as artes cênicas, tem carga horária de 8, 16 ou 32 horas oferecidas esporadicamente durante todo o ano na unidade.

Todos as ofertas são gratuitas. Informações e inscrições devem ser feitas na Secretaria Única da unidade.

 

Unidades em que os cursos serão oferecidos:

AE Carvalho, Araraquara, Birigui, Campinas I, Franca, Itapetininga, Marília, Osasco, Piracicaba, Rio Claro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

As inscrições para os cursos do Núcleo de Dança SESI-SP ficam abertas de 26 de junho a 4 de agosto. O início das aulas se dará no dia 7 de agosto.

O Núcleo de Dança do SESI-SP desenvolve cursos livres de dança, com embasamento técnico e com cunho de capacitação, não profissionalizante, dos alunos na linguagem artística da dança. Voltado para pessoas a partir de 4 anos de idade em várias unidades do SESI-SP na capital e no interior paulista. As aulas são desenvolvidas para estimular o aprendizado de habilidades técnicas que dialogam com a experiência educativa. Os cursos são indicados para todos que buscam experiência em danças através de elementos que vão além das habilidades técnicas corporais de movimentação. 

Curso ofertados: Balé Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, entre outras Técnicas em Dança. Informações de quais técnicas em dança estão sendo ofertadas, procure a Secretaria Única da Unidade.

Consulte os valores dos módulos. Informações e inscrições, devem ser feitas na Secretaria Única da unidade.

 

Unidades em que os cursos serão oferecidos:

AE Carvalho, Americana, Araçatuba*, Araraquara*, Barretos, Birigui, Campinas II, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Matão, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santana Parnaíba, Santo André, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sertãozinho, Vila Leopoldina e Votorantim.  

* Apenas módulos móveis

Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos de iniciação musical em instrumentos de Cordas Dedilhadas (violão e ukulele) nos níveis básico, intermediário e avançado, em Canto e, em Cordas Friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico), divididos em módulos chamados de Iniciação Instrumental I, II, III e IV e Prática de Conjunto.

São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de cinco anos, para os cursos de cordas dedilhadas, a partir de seis ao Canto e, aos sete anos aos cursos de cordas friccionadas. O objetivo é promover o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno.

  • CANTO

O Núcleo de Música do SESI-SP oferece aos alunos da rede SESI-SP de ensino o Curso de Iniciação ao Canto.  Trata-se de um curso livre, de caráter não profissionalizante, que tem por objetivos promover a música e desenvolver a sensibilidade musical, cultural e educativa. Proporciona, através de aulas coletivas, o contato com os principais fundamentos das técnicas vocais por meio da vivência musical, possibilitando ao aluno, o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística, a construção de competências socioemocionais relacionadas a valores, atitudes e habilidades por meio da música.

As aulas são oferecidas para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a partir de 6 (seis) anos de idade, em períodos semestrais divididos em módulos, conforme a faixa etária e nível de escolaridade dos alunos, com base na sensibilização estética e artística do ser.

 

Todos as ofertas são gratuitas. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Única da unidade.

Unidades em que os cursos serão oferecidos:

CE 402 Vila das Mercês; CE 412 e 087 Santos; CE 235 Batatais; CE 138 Vila Anastácio e CE 111 Ipiranga.

 

  • CORDAS DEDILHADAS (violão e ukulele)

Desenvolve curso livre e não profissionalizante de iniciação musical e prática instrumental, para público a partir de 5 (cinco) anos de idade, em períodos mensais e semestrais divididos em módulos fixos e móveis, conforme a faixa etária e nível técnico dos alunos, nos instrumentos violão e ukulele, nos Centros de Atividades do SESI de Bauru e de Jundiaí (Atibaia),

O módulo de Iniciação Instrumental em violão e ukulele, oferece o primeiro contato com os instrumentos, dividido em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado.

Consulte os valores dos módulos. Informações e inscrições podem ser feitas até 4 de agosto na Secretaria Única da unidade.

Unidades em que os cursos serão oferecidos:

Jundiaí e Bauru.


  • CORDAS FRICCIONADAS (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico)

O módulo de Iniciação Instrumental em violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico, oferece o primeiro contato com os instrumentos para alunos divididos em três faixas etária: de 7 a 12 anos; de 13 a 17 anos, e de 18 a 90 anos. O curso é dividido em quatro níveis Instrumental I, II, III e IV e adota uma metodologia desenvolvida pelo próprio SESI-SP.

Já a Prática de Conjunto é um grupo de referência no qual os alunos podem interagir com um repertório mais avançado e realizar apresentações. Este curso, especificamente, exige do aluno conhecimento prévio sobre música. Os interessados passarão por processo seletivo no qual terão que comprovar domínio com um dos quatro instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). As turmas serão distribuídas de acordo com o nível de conhecimento e idade.

 

Todos as ofertas são gratuitas. As inscrições podem ser feitas até 4 de agosto na Secretaria Única da unidade. 

Unidades em que os cursos serão oferecidos:

Ae Carvalho, Araras, Bauru, Diadema /São Caetano do Sul, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro e São Carlos