O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

São Paulo Granulado é a nova obra na Galeria de Arte Digital. Confira!

Na nova obra da Galeria de Arte Digital, produzida pelo artista Fernando Falci, pequenos fragmentos da cidade são recombinados em uma forma visual de música.

Na nova obra da Galeria de Arte Digital, produzida pelo artista Fernando Falci, pequenos fragmentos da cidade são recombinados em uma forma visual de música.

 Por: Agência Indusnet Fiesp
02/04/201911:34- atualizado às 13:28 em 08/05/2019

São Paulo Granulado é uma obra audiovisual construída a partir de micropartículas de som e imagem, coletadas pela cidade de São Paulo. A obra coloca em foco o paulistano e sua relação com moradia, trabalho, lazer e transporte. Desta informação, fragmentam-se grãos que são então reorganizados em vivas texturas abstratas, das quais surgem aleatoriamente figuras concretas.

O artista trabalha com sua técnica específica, denominada Música Visual Granular, resultado de sua pesquisa e da união de duas estéticas: a Síntese Granular, um método de síntese de som no qual a música é organizada a partir de grãos de som de curtíssima duração, e a Música Visual, uma área particular das artes audiovisuais que investiga relações intrínsecas entre o som e a luz.

Sobre o artista:
Fernando Falci de Souza trabalha com o ensino, a criação e a performance de arte em suas múltiplas modalidades de expressão, incluindo música, dança, artes cênicas, artes visuais e audiovisuais – desde suas formas tradicionais até as mais atuais que fazem uso criativo da tecnologia disponível nos dias de hoje. Possui formação em duas áreas: Música Popular (2007), pela Faculdade Santa Marcelina, e Ciências da Computação (2001), pela Universidade de São Paulo. É Mestre (2010) e Doutor (2016) em Música pela Universidade Estadual de Campinas na área de Interfaces Tecnológicas para Processos Musicais, tendo realizado parte de sua pesquisa na Bath Spa University (Reino Unido) e McGill University (Canadá). Fruto desta pesquisa, fundamenta-se sua obra, na qual procura a fusão da música com as artes visuais por meio de partículas de som e luz, denominada Música Visual Granular.

São Paulo Granulado, por Fernando Falci
de 4 a 21 de abril de 2019 | diariamente, das 19h às 6h

Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp (fachada do prédio)
Classificação indicativa: livre | Gratuito

Leia também