O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Novo curso de Gestão de Projetos Culturais

Iniciativa da Faculdade Sesi de Educação e Centro Cultural Fiesp. Inscrições de 26/02 a 29/03.

Iniciativa da Faculdade Sesi de Educação e Centro Cultural Fiesp. Inscrições de 26/02 a 29/03.

 Por: Arlete Rodrigues Vasconcelos, SESI São Paulo
01/03/202119:42- atualizado às 10:53 em 11/03/2021

A Faculdade Sesi de Educação e Centro Cultural Fiesp juntam-se para oferecer o novo curso de aperfeiçoamento Gestão de Projetos Culturais, com a bagagem de mais de 70 anos de experiência do Sesi-SP em Cultura e Educação, com foco na formação. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.faculdadesesi.edu.br/cursos-de-aperfeicoamento, até 29 de março de 2021.

Um dos diferenciais do curso é que os alunos poderão vivenciar o dia a dia do Centro Cultural Fiesp, relevante equipamento no cenário cultural paulistano, no coração da Avenida Paulista. Artes cênicas e visuais, audiovisual, literatura e música estão reunidos em um só lugar, na instituição que soma mais de 70 anos de experiência, desde os tempos do Teatro Popular do Sesi-SP.

Como parte dessa história, a formação sempre esteve no foco de atuação do Sesi-SP, que agora junta-se à Faculdade Sesi de Educação com o objetivo de profissionalizar e capacitar, oferecendo suporte técnico, teórico e prático sobre o fazer cultural na contemporaneidade. 

Voltado a produtores, artistas, estudantes e interessados em trabalhar no setor cultural, acima de 18 anos, o curso tem duração de sete meses, abril a outubro, somando 190 horas, desenvolvidas entre aulas expositivas, estágio, atividades complementares, com a apresentação de projeto final. 

Para o coordenador do projeto, Hugo Nunes, o curso chega em um momento importante, dando suporte aos alunos para entrar no mercado de trabalho. “Professores de referência irão auxiliar, inclusive, para quem tem interesse em empreender no setor cultural e da economia criativa”, enfatiza.

Para o desenvolvimento de novos trabalhos na esfera pública ou privada, a grade curricular oferece um conteúdo atual sobre o setor, ministrada por professores reconhecidos, como: Gabi Gonçalves, doutora em Comunicação e Semiótica, que traz na bagagem a coordenação de eventos como a Virada Cultural Paulista, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), Festival Contemporâneo de Dança; Rebeca Debora Finguermann, mestre em direito político, coordenadora de Planejamento da Fundação Bienal de São Paulo; Pedro de Freitas, produtor de teatro e diretor da Periplo, produtora cultural focada na realização de projetos de intercâmbio e cooperação artística internacional; Jorge José Vicente de Paula Filho, teatrista pernambucano, cujo fazer artístico tem sido norteado pelas “formas marginalizadas de teatro”; e Juliano Barone Baragatti, diretor artístico do Núcleo Educatho e do Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais.

Segundo a analista de projetos culturais do Sesi-SP, que acompanha todas as atividades, estágio de observação e projeto final de monitoria no Centro Cultural Fiesp, Anna Polistchuk, "o curso de Gestão Cultural oferece ao aluno um aprendizado integral. É uma grande oportunidade de estudar com profissionais com larga experiência no mercado cultural nacional, aplicando os conhecimentos apreendidos em uma vivência prática, em contato com a realidade da produção do Centro Cultural Fiesp e sua programação diversa”.

Poderão se candidatar às vagas pessoas com formação de nível médio, que tenham alguma experiência ou interesse na área cultural, mesmo que amadora.

O valor do curso é 12x de R$ 92,00. O valor total do curso tem 10% de desconto à vista.

Núcleo de Gestão Cultural: O curso de aperfeiçoamento, em parceria com a Faculdade Sesi de Educação, é o primeiro deste Núcleo, criado pelo setor de cultura do Sesi São Paulo, com o objetivo de desenvolver atividades de formação no espectro do mercado cultural, capacitando profissionais para trabalhar neste setor, buscando assim o seu desenvolvimento no estado de São Paulo.

Grade do curso híbrido:

10 módulos: 

  1. Estética Artes e Cultura
  2. Gestão Cultural – Conceitos e Histórico
  3. Empreendedorismo e Inovação em cultura
  4. Leis de Incentivo à Cultura – Nacional, estadual e municipal.
  5. Elaboração de projetos culturais
  6. Captação de recursos para projetos culturais
  7. Produção Executiva
  8. Estágio no Centro Cultural Fiesp
  9. Atividades Complementares
  10. Projeto Final

  

Serviço:

Curso Gestão de Projetos Culturais
Faculdade Sesi de Educação e Centro Cultural Fiesp

Inscrições: 26/02/2021 a 29/03/2021

Início: 6/04/2021

Duração: 190h (abril a outubro)

Certificado de Aperfeiçoamento. Curso híbrido (online e presencial).

 

O curso de Gestão de Projetos Culturais é dividido em módulos e composto principalmente por aulas online. As atividades presenciais no Centro Cultural Fiesp, previstas a partir do segundo semestre, serão realizadas somente a partir das liberações dos órgãos responsáveis, pela prevenção e segurança de todos contra a Covid-19. 

Avenida Paulista, 1313. São Paulo – SP.

Investimento: 12x de R$ 92,00.

10% de desconto à vista.

Leia também