O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

A mostra exibe em gráficos gerados por AI as histórias inéditas da cidade de São Paulo

No Espaço de Exposições de um dos principais centros culturais de São Paulo, mostra promove a total convergência entre tecnologia, expressões artísticas e interpretação de dados para revelar um mergulho imersivo nas estatísticas da capital paulista

No Espaço de Exposições de um dos principais centros culturais de São Paulo, mostra promove a total convergência entre tecnologia, expressões artísticas e interpretação de dados para revelar um mergulho imersivo nas estatísticas da capital paulista

 Por: Klelvien Arcenio, comunicação Sesi-SP
29/09/202311:09- atualizado às 11:33 em 20/02/2024

O Centro Cultural FIESP e o SESI SP apresentam, de 6 de outubro de 2023 (sexta-feira) a 10 de março de 2024 (domingo), a exposição METADATA – O Mundo Invisível, com curadoria de Antonio Curti e concepção e realização por AYA STUDIO. A mostra inédita, repleta de recursos tecnológicos, propõe um mergulho no tecido urbano de São Paulo, revelando histórias inéditas da cidade por meio de dados históricos e em tempo real, transformados em gráficos imersivos gerados por inteligência artificial. A visitação é gratuita, com audioguia e classificação livre, no Centro Cultural FIESP, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

METADATA - O Mundo Invisível surge como uma exposição inovadora ao alavancar a interação dinâmica de inteligência artificial, expressão artística e visualização de dados, revelando uma experiência imersiva que dá vida ao pulso da cidade.

 

Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_1
Metadata - divulgação_
Metadata - divulgação_

 

A instalação é formada por cinco telas, sobre as quais são projetadas imagens de sistemas de partículas. Cada uma delas representa a simulação dos movimentos de um fluido no espaço tridimensional, quando aplicado sob ele uma força vetora externa. Esses vetores variam de acordo com os dados coletados simultaneamente pela internet, dando origem aos gráficos altamente tecnológicos e imersivos.

“Por meio da convergência perfeita de tecnologia e expressão artística, é possível realizar um recorte de fatores intrínsecos à humanidade que resultam nos dias de hoje, e o que a ação do presente impacta o nosso futuro. A partir de dados em tempo real e dados retroativos de São Paulo, a obra propõe trazer à vida pelas lentes hipnotizantes dos gráficos gerados por IA, uma análise profunda da nossa cidade.”; comenta Antonio Curti, curador da mostra.

Tratando-se de dados da cidade de São Paulo, a exposição atua como um grande raio-x da cidade, colocando o público como espectador e participante da obra, que se molda dia após dia com dados reais. Além de se identificar com estatísticas das últimas décadas, que atuam como um fio condutor da sociedade para entender como podemos melhorar no futuro, como coletivo. Entre as estatísticas utilizadas, estão números relacionados à ocupação social, trânsito, saúde, clima, mobilidade, movimentações financeiras, entre outros.

Esta fusão evocativa entre números atuais e retroativos ressuscita os ecos do passado, ao relembrar eventos históricos, mudanças culturais e transformações sociais. METADATA - O Mundo Invisível funciona como um portal, conectando-nos ao nosso patrimônio coletivo e inspirando a contemplação das forças que moldaram a trajetória da cidade de São Paulo.”; analisa Felipe Stutzman, da AYA STUDIO.

 

@AYASTUDIOX

Concebida em 2019 por Felipe Sztutman e Antonio Curti, AYA é um estúdio de arte das novas mídias paulistano focado no desenvolvimento de obras artísticas imersivas e participativas. AYA propõe um diálogo entre o real e o digital a partir da realização de instalações site-specific mediadas pela tecnologia e iluminação com o objetivo de alcançar poéticas em experiências personalizadas para o público. O ponto de partida e inspiração para as obras autorais do estúdio nasce do fascínio pela tecnologia como fator ativo transformador da arte contemporânea.

Desde a sua concepção, AYA realizou obras autorais em diversos centros culturais brasileiros e desenvolveu projetos em parceria com artistas internacionais de novas mídias como Nonotak Studio, HYBYCOZO, Maja Petric, Shohei Fujimoto, dentre outros. Em 2022, concebeu o conteúdo original em motion graphics para a exposição Van Gogh Live 8K, reconhecida como uma das maiores salas imersivas do mundo e a exposição imersiva autoral Oceanvs.

Nascido em 1992, é formado em Cinema pela FAAP. Aos 21 anos criou o festival audiovisual Downtown, que ocupava locais esquecidos do centro de São Paulo com experiências. Hoje está à frente da AYA junto de Felipe Sztutman, organização de arte e tecnologia com foco em projetos culturais.

Antonio Curti tem como interesse o diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como agentes ativos de transformação da consciência humana através de experiências que mesclam o real e o virtual.

 


METADATA – O Mundo Invisível

Classificação Livre

 

Centro Cultural Fiesp | Espaço de Exposição SESI-SP 

Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César, São Paulo - SP (em frente à estação Trianon-Masp do metrô) 

Temporada: 6 de outubro de 2023 a 10 de março de 2024 | terça a domingo, das 10h às 20h 

GratuitoAcessibilidade com audioguia.

Leia também