O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Live da Bachiana Filarmônica do Sesi-SP é marcada por homenagens

 Por: Raisa Scandovieri, Núcleo de Comunicação
13/11/202022:06- atualizado às 15:56 em 02/02/2021

Na noite desta sexta-feira, 13 de novembro, às 20h, a orquestra Bachiana Filarmônica do Sesi-SP se apresentou no palco do Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp, com um repertório especial que mesclava desde composições de Johann Sebastian Bach, Carlos Gardel e outros grandes nomes da música clássica.

Participações especiais dos cantores Jean William e Anna Beatriz Gomes abrilhantaram anda mais a apresentação que foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Sesi-SP. Para assistir ao conteúdo na íntegra, ou rever o concerto, basta clicar aqui.

“Eu considero os três maiores compositores da história: Bach, Mozart e Beethoven”, anunciou o maestro antes de iniciar a sequência de Jesus Alegria dos Homens (Johann Sebastian Bach), Sinfonia nº 40 - Molto Allegro (Wolfgang Amadeus Mozart) e Marcha Turca (Ludwig Van Beethoven).

Logo em seguida, João Carlos Martins e a orquestra prestaram uma homenagem a Tom Veiga (1973-2020), falecido no último dia 1º, ator famoso por dar voz e vida ao Louro José, fiel parceiro de Ana Maria Braga no programa Mais Você da Rede Globo. Na ocasião o maestro convidou ao palco o pianista mirim Isaque Alves da Silva, carioca de apenas 13 anos de idade, que encantou a todos com uma interpretação solo de Fantasia Improviso (Frédéric Chopin), dedicada a Veiga.

Isaque Alves da Silva ao piano

Isaque Alves da Silva ao piano / foto: Karim Kahn

“Quando eu fiquei sabendo da paixão do Isaque pelo futebol e pela música, no programa da Ana Maria Braga, e soube da falta de professores de piano em Belford Roxo (RJ), eu comecei a orientá-lo”, contou o maestro, que ainda revelou que ele e Isaque passaram 8 horas praticando e ensaiando por videoconferência a interpretação dessa música no dia anterior. “Ele mostrou que tem coração, cérebro e alma para a música, toca praticamente de ouvir”, comentou João Carlos Martins.

Para surpresa do pequeno pianista, o ex-jogador do Flamengo e ídolo de Isaque, Maestro Júnior, também enviou um vídeo para benizar o pequeno por seu talento e pelo novo professor de piano que ganhou.

A noite ainda reservou uma homenagem do Sesi-SP ao próprio maestro, com a entrega de uma placa comemorativa pelo alcance de 28 milhões de visualizações de um único post no Instagram, em setembro deste ano. O vídeo, compartilhado em vários países, mostra o maestro tocando o piano com as luvas biônicas e visivelmente emocionado pelo feito.

Entrega da placa comemorativa ao maestro João Carlos Martins / foto: Karim Kahn

Completaram o repertório da apresentação interpretações deValsa (Dmitri Shostakovich), La vie en rose (Édith Piaf e Louis Guglielmi), El dia que me quieras (Carlos Gardel), Carinhoso (Pixinguinha), Coração de Estudante (Milton Nascimento e Wagner Tiso), Samba em Prelúdio (Baden Powell e Vinicius de Moraes) e Luiza (Tom Jobim), esta última contou com a participação de João Carlos Martins ao piano.