O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Histórias da tradição oral africana são destaque em bate-papo online com cordelistas brasileiros

Autores Marco Haurélio e Arlene Holanda apresentarão o lançamento da obra Uagadu durante live no YouTube do Centro Cultural Fiesp, dia 26 de maio, às 19h30

Autores Marco Haurélio e Arlene Holanda apresentarão o lançamento da obra Uagadu durante live no YouTube do Centro Cultural Fiesp, dia 26 de maio, às 19h30

 Por: Agência Indusnet
24/05/202116:57- atualizado às 17:05 em 24/05/2021

Na próxima quarta-feira, 26 de maio, os autores do lançamento da SESI-SP Editora Uagadu – Uma odisseia africana, Marco Haurélio e Arlene Holanda, participam do encontro virtual Bate-papo Literário, promovido pelo Centro Cultural Fiesp. Em pauta estarão as tradições da cultura oral das lendas africanas e do cordel, pontos centrais do livro.

O evento online e gratuito terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp (https://youtu.be/2BgBs26Ksz4) a partir das 19h30 e o público poderá interagir com os autores por meio do chat. O bate-papo ainda conta com mediação do especialista em literatura africana e mestrando em mediação de leitura, Felinio Freitas.

 

SOBRE O NOVO LIVRO UAGADU

O cordel sempre recontou histórias da tradição oral e as lendas de diferentes matrizes. Entretanto, neste sentido, são poucos os trabalhos realizados em relação à África e suas tradições mais remotas.

Escrito pelos reconhecidos cordelistas brasileiros Marco Aurelio e Arlene Holanda, Uagadu destaca quatro contos da África transformados em cordel com base em registros oficiais do arqueólogo e importante nome na etnografia alemã, Leo Frobenius. Seus trabalhos trouxeram revelações surpreendentes e provocadoras sobre o povo soninquê, base do Império de Gana.

O livro ainda conta histórias de homens em suas buscas, enfrentando seus medos e tendo suas forças testadas. São lendas de inimigos que precisam ser vencidos e que, por vezes, até habitam nosso ser e com ele se confundem. São contos independentes em cordel que se completam sem perder sua individualidade e força, propiciando ao leitor um maior conhecimento sobre os seres humanos e suas odisseias particulares. Uagadu está disponível nos formatos impresso e e-book.

 

INCENTIVO À LEITURA

O evento virtual faz parte das ações do projeto Clube Literário do SESI-SP, que tem como intuito fomentar o hábito da leitura, oferecendo ao público o acesso a mais uma modalidade de atividade literária. A organização e curadoria do projeto são realizados pela equipe de Difusão Literária do SESI-SP.

A SESI-SP Editora, por sua vez, tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-books, audiobooks e impressos), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.

 

Serviço:

Bate-papo Literário - Uagadu: uma odisseia africana
Com Marco Haurélio, Arlene Holanda e Felinio Freitas
Data: 26 de março de 2021
Horário: 19h30
Transmissão ao vivo pelo YouTube do Centro Cultural Fiesp: https://youtu.be/2BgBs26Ksz4
Duração: 60 min.
Classificação indicativa: livre

 

Sobre os autores

Marco Haurélio desenvolve, desde 2005, um trabalho de recolha, catalogação, classificação e difusão de gêneros da tradição oral brasileira, com destaque para contos e cantos populares. Escritor, professor e divulgador da literatura de cordel, tem mais de 50 livros publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância. Pela SESI-SP Editora, lançou os livros Tristão e Isolda em cordel e A lenda do Batatão.

 

Arlene Holanda possui graduação em História, é especialista em Artes Visuais e Metodologias do Ensino de História e tem curso de aperfeiçoamento em História da África. Além de escritora, atua também como produtora cultural, educadora, ilustradora e designer. Escreve em variados gêneros e estilos literários e tem mais de 50 livros publicados.

 

Sobre o mediador

Felínio Freitas é mestrando em Arte-educação e Mediação Cultural, que trabalha e pesquisa a medição de leitura em busca de novos atalhos para o encontro do leitor com a palavra.

 

Ficha técnica:

Livro: Uagadu - Uma odisseia africana
Autores: Marco Haurélio e Arlene Holanda 
Editora: SESI-SP Editora
ISBN:  978-85-504-0796-8
Formato: 14 x 20 cm
Páginas: 136
E-ISBN: 978-85-504-0795-1

Leia também