As obras são inspiradas por temas como território, memória, ancestralidade, cotidiano e impactos da colonização.
Por: Klelvien Arcênio / Sesi-SP
07/05/202511:14- atualizado às 11:21 em 07/05/2025
A Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, recebe a exposição “Ta’ãngaa, os indígenas por eles mesmos”, que apresenta fotografias produzidas por artistas indígenas atuantes em diferentes territórios do país. A visitação gratuita ao público começa no dia 14 de maio e segue até 12 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 20h.
Com curadoria de Richard Wera Mirim e João Kulcsár, a mostra reúne trabalhos de Moara Tupinambá, Edgar Kanaykõ Xakriabá, Richard Wera Mirim, Genilson Guajajara, Gê Viana, Kamikia Kisedje, Denilson Baniwa e Natalia Tupi.
(1) Edgar Kanaykõ Xakriabá - Sem título | (2) Kamikia Kisedje. Sem título
(3) Natalia Tupi. sem título | (4) Genilson Guajajara. Sem Título
As obras são inspiradas por temas como território, memória, ancestralidade, cotidiano e impactos da colonização, propondo uma reflexão sobre identidade e modos de existência dos povos indígenas na atualidade. As imagens revelam vivências pessoais e coletivas, e se apresentam como expressão de luta, pertencimento e continuidade. “A fotografia é uma forma de fortalecer nossas narrativas. É uma ferramenta para mostrar que estamos presentes e atuantes”, afirma Richard Wera Mirim. João Kulcsár destaca ainda que “essas imagens não apenas informam, mas convidam à escuta e ao respeito. São registros que rompem estereótipos e ampliam os olhares sobre os povos indígenas”.
“É com grande satisfação que recebemos a exposição ‘Ta’ãngaa, os indígenas por eles mesmos’, um projeto que fortalece vozes e olhares indígenas sobre seus próprios territórios, histórias e vivências. No Sesi-SP, acreditamos na potência da arte como ferramenta de transformação e de escuta ativa. Ao proporcionar esse espaço para artistas indígenas se expressarem por meio da fotografia, reiteramos nosso compromisso com uma cultura plural, acessível e representativa. Essa mostra nos convida a ampliar nossos olhares e a compreender as múltiplas identidades que compõem o Brasil contemporâneo. Seguimos firmes no propósito de democratizar o acesso à cultura de qualidade e de promover experiências significativas para todos os públicos, sempre com entrada gratuita e incentivo ao pensamento crítico”, declara a Gerente Executiva de Cultura do SESI-SP, Débora Viana.
(1) Denilson Baniwa - Caçadores de Ficções Coloniais | (2) Ge Viana. India Guerreira | (3) Moara Tupinamba. Pataui
Para que possamos confirmar o agendamento, favor informar:
- Nome completo do responsável pelo grupo no dia da visita;
- E-mail e telefone do responsável pelo grupo (preferencialmente celular);
- Nome da escola / Instituição;
- Data e período desejado;
- Quantidade de pessoas (incluindo alunos e professores/acompanhantes);
- Faixa etária do grupo;
- Sinalizar se houver pessoas com deficiência no grupo;
- Sinalizar se o transporte será próprio com desembarque nas dependências do SESI-SP (não possuímos estacionamento, apenas orientamos o embarque e desembarque em nossas dependências).
Envie as informações pelo e-mail: ccfagendamentos@sesisp.org.br